Manaus 30º • Nublado
Sábado, 25 Junho 2022

Amazonas

Foto: Reprodução/Guia Geográfico - Mapas do Brasil

O Amazonas é um Estado brasileiro da Região Norte, com o território mais extenso do Brasil e sua capital é Manaus. Com mais de 4,2 milhões de habitantes, é o segundo Estado mais populoso da Região e o décimo terceiro mais populoso do Brasil. Apresenta dinâmica econômica voltada aos setores secundário e terciário, com destaque para os serviços e a indústria, que somam juntos mais de 80% do seu Produto Interno Bruto (PIB). 

Com uma geografia rica, diversa e dinâmica, o Estado conta com a maior bacia hidrográfica do país, clima tropical úmido, maior área de Floresta Amazônica preservada, regime de chuvas o ano todo e ampla área de relevo fluvial, fator esse que favorece a navegação como meio de transporte e distribuição, principal infraestrutura de transporte do país.

A descoberta da região da Amazônia, hoje correspondente aos Estados do Pará e Amazonas, é de responsabilidade do espanhol Francisco de Orellana. O viajante do século XVI descreveu as paisagens vistas e disse também ter encontrado mulheres amazonas guerreiras, uma história cheia de fantasias, mitos e folclores. 

Após esse evento, a região ficou esquecida na história brasileira, sendo somente por volta de 1637 relembrada pelos frades Domingos de Brieba e André Toledo, que realizaram uma expedição ao rio Amazonas e despertaram o interesse dos capitães portugueses na região. 

Em 1669, Manaus teve sua origem situada à margem direita do Rio Negro, o pequeno arraial foi formado em torno da Fortaleza de São José do Rio Negro, criada para guarnecer a região de possíveis investidas dos inimigos. Nesse mesmo ano, foi erguido o Forte de São João da Barra do Rio Negro, que ficava a três léguas da foz do rio. Durante 114 anos, funcionou como defesa da região. 

No ano de 1833, o arraial tornou-se vila, ganhando o nome de Manaós, em homenagem a uma tribo que se recusava a ser dominada pelos portugueses e a tornar-se mão de obra escrava na época. Somente em 1848, Manaus recebeu o título de cidade e o governo federal reconheceu o Estado do Amazonas. 

O apogeu e o reconhecimento do Amazonas e de suas cidades vem no ano de 1900, com o látex. Por anos, o Estado e a capital foram ricos e conhecidos no Brasil inteiro com essa atividade econômica, durante o ciclo da borracha.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZA.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 25 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/