Manaus 30º • Nublado
Sábado, 21 Mai 2022

Roraima

Roraima
Foto: Google Maps

Roraima é um Estado brasileiro situado na Região Norte do País. Ele faz divisa com os Estados de Amazonas e Pará, além de fazer fronteira com os países Guiana e Venezuela, ocupando uma área aproximada de 224.300.506 km². O relevo do Estado é plano, com exceção da porção norte estadual, onde há formações de grandes altitudes, como o monte Roraima, ponto mais elevado do Estado, com cerca de 2.739 metros de altitude. 

Na porção norte roraimense, localiza-se o monte Caburaí, que, com 1.465 metros de altitude, é considerado o ponto mais ao norte do território brasileiro.

Roraima é conhecido nacionalmente por ser o Estado com a menor população absoluta dos País. Atualmente possui cerca de 652.713 habitantes (IBGE, 2021). Desse modo, pode ser caracterizado demograficamente como pouco populoso e, ainda, pouco povoado, já que apresenta uma baixa densidade demográfica.

A história roraimense é marcada por disputas pela ocupação do território, seja em relação aos colonizadores e às populações nativas, seja, ainda, pela intenção de forças estrangeiras na localização estratégica de Roraima. A ocupação de Roraima foi iniciada pelos portugueses, por meio do desbravamento da planície do rio Branco, partindo do estado do Amazonas. Já forças estrangeiras, em especial, inglesas, faziam incursões no território a partir da Guiana.

A chegada dos colonizadores europeus era fruto do interesse estrangeiro nos recursos minerais do estado assim como na escravização de indígenas. O território roraimense já era ocupado por diversas tribos indígenas, que praticavam atividades de pesca e caça.

Após vários embates e diversos acordos, inclusive em nível internacional, o império brasileiro estabeleceu em Roraima a primeira ocupação oficial do estado, chamada Nossa Senhora do Carmo, que, mais tarde, foi renomeada Boa Vista do Rio Branco. A intenção brasileira era manter o controle da região, sendo que as novas ocupações eram subordinadas ao estado do Amazonas. No entanto, as ações brasileiras não impediram a perda do território, como a que aconteceu para a Guiana, por meio da ação de militares ingleses.

A ocupação e o desenvolvimento econômico, além da importância estratégica e econômica, contribuíram para a criação do Território Federal do Rio Branco, no ano de 1943. A partir dessa data, Roraima passou a ter uma administração própria, independente do estado do Amazonas. Já em 1962, uma nova nomenclatura foi adotada, sendo o nome Território Federal de Roraima uma homenagem a uma das formações de relevo do estado. Com a aprovação da Constituição do Brasil de 1988, Roraima se tornou oficialmente um dos 26 Estados do Brasil.

*Com informações de Mundo Educação

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZR.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 21 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/