Manaus 30º • Nublado
Domingo, 27 Novembro 2022

Encontros das águas: saiba em que locais ocorre o fenômeno na Amazônia

Encontros das águas: saiba em que locais ocorre o fenômeno na Amazônia

Um dos destaques quando se fala sobre turismo na Amazônia é o passeio pelo 'encontro das águas' dos rios Negro e Solimões em Manaus, no Amazonas. As águas dos rios não se misturam e se tornaram famosas em todo o mundo.

Entretanto, o fenômeno natural também acontece em outros locais pela Amazônia, como na região da cidade de Santarém, no Pará. O Portal Amazônia encontrou cinco encontros das águas conhecidos no Brasil. Confira: 

Foto: Chico Batata

Encontro dos rios Negro e Solimões - Manaus (AM)

O encontro mais famoso da região é em Manaus, no Amazonas. Uma faixa do encontro dos rios Negro e Solimões que se estende por mais de seis quilômetros. As águas claras, porém barrentas do Solimões, formam um contraste em comparativo ao outro lado, do rio Negro, que possui uma coloração escura. O encontro pode ser visto por meio de barco ou lancha, no porto de Manaus, ou do Porto da Ceasa.

Foto: Karina Pinheiro / Portal Amazônia

Encontro dos rios Tapajós e Amazonas - Santarém (PA)

Em frente a cidade de Santarém, no Pará, acontece o encontro dos rios Amazonas e Tapajós. Reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial do Pará em 2014, a paisagem chama a atenção do encontro das águas azul-esverdeadas do rio Tapajós com as águas barrentas do Rio Amazonas, sem se misturar. O fenômeno pode ser visto da orla da cidade, ou em um passeio de lancha ou barco.  

Foto: Reprodução / Belém Metrópole da Amazônia

Encontro do Lago Tefé com o rio Solimões - Tefé (AM) 

O Lago Tefé é banhado pelo rio Tefé, que possui aproximadamente 350 km. Ao contrário do que acontece normalmente, o rio forma o lago que vai de encontro ao rio Solimões, que se estende por 450 km. A confluência é considerada um dos principais pontos turísticos da região e pode ser acessada através do transporte de uma embarcação conhecida como catraia.

Foto: Reprodução / Instituto Mamirauá - Alicia Choo

Encontro do rio Ipixuna com o rio Purus - Tapauá (AM)

No município localizado na região sul do Amazonas, é possível ver de frente para a cidade a confluência do rio Ipixuna, um dos principais afluentes do rio Juruá, com o último grande afluente do rio Solimões, o rio Purus, que tem como um dos principais afluentes o rio Tapauá. 

Foto: Reprodução / Tapauá Imagens

Encontro do rio Acre e rio Purus - Boca do Acre (Am)

O rio Acre se inicia no Peru e deságua no Brasil, onde tem o seu encontro com o rio Purus, na região da margem direita na cidade de Boca do Acre, no Amazonas. O rio Purus adentra o país pelo Estado do Acre, no município de Santa Rosa do Purus, até ir de encontro às águas do rio Acre.

Foto: Reprodução / Wesley Alves

Você conhece mais algum encontro das águas pela Amazônia?

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 27 Novembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/