Em todo o Brasil existem 74 regiões metropolitanas, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Região Norte engloba nove delas.
Formada por vários municípios que mantêm relações econômicas, geográficas e culturais próximas, uma região metropolitana é uma área interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, em geral uma metrópole.
Em todo o Brasil existem 74 regiões metropolitanas, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Região Norte engloba nove delas.
Com a Constituição de 1988, os governos estaduais são os responsáveis por determinar as regiões metropolitanas do Estado, podendo haver mais de uma por unidade administrativa. Normalmente, os municípios que estão próximos ao município-sede são chamados de cidades-satélites.
O Portal Amazônia foi em busca de conhecer as regiões metropolitanas da Amazônia:
Região Metropolitana de Manaus (Amazonas)
É composta pela união de oito municípios do Amazonas:
– Manaus;
– Iranduba;
– Itacoatiara;
– Manacapuru;
– Novo Airão;
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, o município de Manaus comporta um dos maiores parques industriais da América Latina e representa 60% da população do Estado, contendo cerca de 14,89% da população de toda a Região Norte.
Região Metropolitana de Belém (Pará)
Também conhecida como Grande Belém, reúne sete municípios paraenses:
– Ananindeua;
– Belém;
– Benevides;
– Castanhal;
– Marituba;
– Santa Bárbara do Pará;
– Santa Izabel do Pará.
Conta com uma população de 1.973.259, representando 29,01% do total no Pará. Em 2013, adentrou a listas das 16 regiões brasileiras com alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), baseado nos censos demográficos entre 2000 do IBGE.
Região Metropolitana de Santarém (Pará)
Composta pelos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, a região metropolitana de Santarém fica no oeste do Pará. Foi instituída em 2012, pela lei complementar estadual l nº 079 e é a segunda mais populosa.
Região Metropolitana de Macapá (Amapá)
A Região Metropolitana de Macapá está localizada no Amapá e compreende os estados de Macapá, Santana e Magazão, sendo que este último foi incluído em 2016.
Segundo os últimos dados do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), a região abriga 634.450 habitantes.
Região Metropolitana de Boa Vista (Roraima)
Concentrando cerca de dois terços dos roraimenses, situa-se nas margens direita do rio Branco. A região metropolitana de Boa Vista foi instituída pela lei complementar estadual nº 130, de e compreende cinco municípios. São eles:
– Alto Alegre;
– Boa Vista;
– Bonfim;
– Cantá;
– Mucajaí.
Região Metropolitana do Sul de Roraima
Em Roraima há também outra região metropolitana, no sul do Estado. Instituída em 2007 pela lei complementar estadual nº 130, abriga os seguintes municípios:
– Caroebe (município-sede);
– Rorainópolis;
– São João da Baliza;
– São Luiz.
Região Metropolitana de Porto Velho (Rondônia)
Com apenas dois municípios, sendo Candeias do Jamari e Porto Velho, a região metropolitana tinha até 2018, segundo o IBGE, 545.514 habitantes.
Até 1992 o município de Candeias do Jamari era um bairro de Porto Velho. Depois se tornou município e o limite ficou sendo a ponte sobre o Rio Candeias. Agora os dois municípios voltam a se unir para formar a mais nova região metropolitana do país e a única de Rondônia.
Região Metropolitana de Palmas (Tocantins)
Fazem parte da região metropolitana de Palmas, instituída em 2013, 16 municípios. São eles:
– Aparecida do Rio Negro;
– Barrolândia;
– Brejinho de Nazaré;
– Fátima;
– Ipueiras;
– Lajeado;
– Miracema do Tocantins;
– Miranorte;
– Monte do Carmo;
– Oliveira de Fátima;
– Palmas;
– Paraíso do Tocantins;
– Porto Nacional;
– Pugmil;
– Silvanópolis;
– Tocantínia.
Região Metropolitana de Gurupi (Tocantins)
A Região Metropolitana de Gurupi também fica no Tocantins, instituída pela Lei Complementar nº 93, de 3 de abril de 2014. É formada por 18 municípios do sudoeste do Estado:
– Aliança do Tocantins;
– Alvorada;
– Araguaçu;
– Cariri do Tocantins;
– Crixás do Tocantins;
– Dueré;
– Figueirópolis;
– Formoso do Araguaia;
– Gurupi;
– Jaú do Tocantins;
– Lagoa da Confusão;
– Palmeirópolis;
– Peixe;
– Sandolândia;
– São Salvador do Tocantins;
– São Valério da Natividade;
– Sucupira;
– Talismã.