Boa Vista

 Boa Vista é um município brasileiro e capital do Estado de Roraima. 

Foto: Divulgação

Boa Vista é a capital do Estado de Roraima, a única capital brasileira localizada acima da Linha do Equador. Concentra cerca de dois terços dos habitantes do Estado e sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 436.591 habitantes em 2021. Boa Vista também é a capital brasileira com a maior população de indígenas do país. 

Com extensão territorial de 5.687,037 km², a cidade situa-se na margem direita do Rio Branco, e já foi alvo de disputas por espanhóis, portugueses, holandeses e ingleses no início do século XVI. Contudo, o povoamento da área aconteceu somente a partir do século XVIII quando, com a chegada do capitão Francisco Ferreira e do padre carmelita Jerônimo Coelho, boa parte dos indígenas locais foram mortos ou aprisionados.

As riquezas naturais da região continuavam a despertar o interesse de outras nações pelo território, fato este que resultou na construção do Forte de São Joaquim do Rio Branco em 1775, uma fortaleza preparada para possíveis ataques.

Entre o final do século XVIII e meados do século XIX, o comandante Manuel da Gama Lobo D’Almeida investiu na criação de bovinos e equinos em sua fazenda particular ‘São Marcos’, localizada em frente ao Forte de São Joaquim, estimulando a entrada e a permanência de migrantes no território que hoje compreende Boa Vista. A pecuária introduzida na região foi um marco, visto que boa parte da região norte dedicava-se à cultura da borracha.

Foi em 1858 que o Governo Federal criou a freguesia de Nossa Senhora do Carmo que foi elevada à categoria de vila com a denominação de Vila de Boa Vista do Rio Branco em 1890. Até então Boa Vista do Rio Branco era um município amazonense. Em 1926 a vila foi promovida à cidade, recebendo a nomenclatura de Boa Vista do Rio Branco. E em 1938, o nome do município foi reduzido para Boa Vista.

Em 1943 foi criado o Território Federal do Rio Branco, para onde o município de Boa Vista, até então parte do Amazonas, foi transferido. Neste momento, Boa Vista foi eleita para capital do Território Federal, Estado de Roraima desde 1962. 

*Com informações da InfoEscola

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.
Publicidade

Leia também

Publicidade