Portal Amazônia responde: Quantos países da Europa ‘cabem’ nos estados da Amazônia Legal?

Criada na década de 50, a Amazônia Legal foi instituída com o intuito de promover o desenvolvimento econômico e social da região.

Criada na década de 50, a Amazônia Legal foi instituída com o intuito de promover o desenvolvimento econômico e social da região.

É fato que a Amazônia Legal  é uma região que possui dimensões continentais e com uma extensa biodiversidade, além de aspectos culturais, históricos, sociais e naturais encantadores. Do Amazonas ao Maranhão, do Amapá ao Mato Grosso, são 5.015.067,75 km² de extensão.

Pensando nisso, o Portal Amazônia refletiu: Quantos países da Europa (pensando em dimensões territoriais) se ‘encaixariam’ e pertenceriam aos respectivos estados da Amazônia? Ao todo, foram cerca de 10 países utilizados – alguns mais de uma vez – confira:

Amapá

Considerado o menor estado da Amazônia Legal em tamanho, tanto territorial quanto de municípios, o Amapá possui uma extensão territorial de 142.815 km².

Ainda assim, um país carregado de mitologia, deuses e seres místicos, a Grécia tem o território que ‘caberia’ no Amapá com 131.957 km².

Vale ressaltar que a Grécia é considerada o berço da civilização ocidental e guarda monumentos que contam fatos históricos que influenciaram e influenciam várias camadas da sociedade moderna.

Acre 

Com 152.581 km² de extensão,  o Acre conseguiria abrigar 3 vezes o território da Eslováquia. Isso porque a Eslováquia tem o território de 48.035 km².

A República Eslovaca, como é o nome oficial da Eslováquia, é um país localizado na Europa central e é em grande parte montanhoso. Até 1993, era parte da Tchecoslováquia, ano no qual conquistou a independência.

A Eslováquia tem seu território limitado pela Chéquia e pela Áustria a oeste, pela Polônia ao norte, pela Ucrânia ao leste e Hungria ao sul.

Assim como a Eslováquia, o Acre também era dependente de um país: A Bolívia. Contudo, após a assinatura do Tratado de Petrópolis, que estabelecia uma nova fronteira do território brasileiro, o Acre conquistou a independência .

O episódio ocorreu no ano de 1903 e teve como principal motivo a disputa pelo controle dos negócios da borracha.

Leia também: Revolução Acreana: historiador diz que guerra que tornou o Acre independente atrasou por falta de armas

Amazonas 

Em oposição ao Amapá, o Amazonas é o maior estado da Amazônia em extensão territorial, com 1.571.000 km².  Para fazer essa comparação, o Portal Amazônia juntou mais de um país: devido à extensão do estado caberiam 2 Ucrânias e 1 Alemanha no território amazonense.

A Ucrânia possui um território de 603.700 km² e é conhecida pelas suas igrejas ortodoxas, pela costa do Mar Negro e pelas montanhas arborizadas. Já a Alemanha possui 357.588 km² e é localizada na Europa Ocidental. O país tem mais de 2 milênios de história e possui uma paisagem de florestas, rios, cordilheiras e praias do Mar do Norte.

Apesar de não ser banhado pela água do mar nem possuir montanhas,  o Amazonas concentra grande parte da Floresta Amazônica e imponentes monumentos e pontos turísticos, como o Teatro Amazonas e o Encontro das Águas.

Leia também: Encontros das águas: saiba em que locais ocorre o fenômeno na Amazônia

Pará 

Duas Franças. Essa é a quantidade de território que caberia no estado do Pará, o segundo maior estado em tamanho, com  1.248.000 km². A França, país onde fica localizado a mundialmente conhecia Torre Eiffel, possui 551.695 km² de extensão e é considerada o centro mundial de arte, moda, gastronomia e cultura.

Todos esses aspectos são notáveis também no Pará. Considerada a terra do açaí (há controvérsias), o estado tem sabores únicos, músicas eletrizantes, que vão do Carimbó ao tecnobrega e uma cultura encantadora no geral.

Leia também: Cultivo de açaí com qualidade genética diferenciada cresce 675% em 12 anos

Roraima 

Com a extensão territorial de 224.301 km², o estado de Roraima poderia abrigar a Bielorrússia, que possui 207.628 km². Assim como Roraima, o país do leste europeu não possui contato com o mar.

A Bielorrússia é uma nação conhecida por sua arquitetura stalinista, pelas grandes fortificações e pelas florestas primordiais. Na capital moderna, Minsk, a monumental sede da KGB se destaca na Praça da Independência, enquanto o Museu da Grande Guerra Patriótica relembra a participação do país na Segunda Guerra Mundial.

Rondônia 

Ainda no leste europeu e ainda iniciando com a letra R, a  Romênia, conhecida por abrigar o Castelo de Bran, que inspirou a história do Conde Drácula, possui 238.397 km² de extensão. Todo seu território ‘caberia’ no estado de Rondônia, também com 238 km²,  conhecido pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, famoso ícone ferroviário mundial, além das Três Marias de Porto Velho.

Leia tambémVocê sabia que as três marias de Porto Velho “nasceram” nos EUA?

Tocantins 

 Já o Tocantins, muitas vezes não associado à região amazônica, também possui belezas inigualáveis, como os fervedouros do Jalapão. Com 277.621 km², conseguiria abrigar o território de ‘God Save the Queen’ ou melhor, o Reino Unido, com seus 243.610 km² de extensão.

Leia também: Fervedouros na Amazônia: conheça as águas mornas que fazem flutuar

Mato Grosso 

Apesar de muitos não saberem, o estado do Mato Grosso é pertencente à Amazônia Legal desde 1988, Localizado no coração da América do Sul, possui 903.357 km² e abrigaria o equivalente à 3 ‘Itálias’. Isso mesmo: três vezes o equivalente a terra da pizza, do Coliseu de Roma, da Torre de Pisa e da Fontana di Trevi ‘caberia’ no estado mato-grossense.

Maranhão  

Por fim, mas não menos importante, temos a terra dos paradisíacos Lençóis Maranhenses, ou melhor, o Maranhão. Com 331.983 km², 181 dos seus 217 municípios fazem parte da Amazônia Legal. É o equivalente ao território da Polônia. Localizada no leste europeu e conhecida por sua arquitetura medieval e sua herança judaica, possui uma extensão de 322.575 km².

 Leia também: Saiba quantos e quais municípios do Maranhão compõem a Amazônia Legal

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade