Com extensões territoriais maiores que a de países como Holanda, Dinamarca, Portugal e Coreia do Sul, a Região Norte do Brasil abriga as maiores cidades do país.
Quando questionado sobre as maiores cidades do país é provável que você automaticamente responda ‘São Paulo’ ou ‘Rio de Janeiro’. Mas, se tratando de extensão territorial, as dez maiores cidades do país estão, na verdade, na Amazônia.
O Portal Amazônia lista a seguir quais são essas cidades. Confira:
1. Altamira (Pará)
Com 159.533,306km², município de Altamira, no Pará é a maior cidade em extensão territorial do Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Distante 828 km da capital paraense, o município já foi considerado a maior cidade do mundo, até 2009, ultrapassando países como Suíça, Portugal, Irlanda e Islândia.
Altamira teve origem nas missões dos Jesuítas, na primeira metade do séc. XVIII e atualmente suas principais atividades econômicas são baseadas na agricultura – arroz, cacau, feijão, milho e pimenta-do-reino -, pecuária e extração de borracha e castanha.
Contudo, o município pode ser considerado isolado geograficamente, por ter poucos acessos. A única rodovia utilizada para chegar no local é a Transamazônica (BR-230), que está com a pavimentação interrompida desde a década passada, atrapalhando o desenvolvimento industrial.
2. Barcelos (Amazonas)
Distante cerca de 400 km em linha reta, Barcelos, no interior do Amazonas, possui uma área territorial de 122.461,086 km², de acordo com o IBGE. É considerada uma cidade histórica, pois foi a primeira capital da província do Estado antes da transferência para Manaus da sede administrativa.
Banhada pelo Rio Negro, a cidade apresenta um grande potencial para atividade ecoturística e de pesca esportiva pois no município está a maior concentração de tucunarés da Amazônia.
Além disso, possui uma presença da cultura indígena Yanomami. Sua formação geomorfológica permitiu a formação do maior arquipélago do mundo, de Mariuá, constituído por cerca de 700 ilhas e de inúmeras serras dentre elas do Aracá, onde se localiza a cachoeira do Eldorado, que possui a maior queda livre do Brasil.
3. São Gabriel da Cachoeira (Amazonas)
Popularmente conhecido como cabeça do cachorro, por seu formato geográfico no mapa, o município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, possui a extensão territorial de 109.181,245km² e é a terceira maior cidade do Brasil nesse quesito. Ponto estratégico do Brasil, nove em cada dez habitantes são indígenas, sendo a cidade mais indígena do país.
É distante 852 km de Manaus e sua economia baseia-se na agricultura de subsistência, como mandioca, banana, abacaxi, açaí, limão dentre outros. Existem outras três línguas consideradas oficiais além do português: nheengatu, tukano e o baniwa. O projeto foi aprovado por lei municipal (145/2002).
4. Oriximiná (Pará)
A extensão territorial de Oriximiná, distante 818 km de Belém, no Pará, ultrapassa países como Dinamarca, Portugal e Coreia do Sul. São 107.613.188 km², de acordo com o IBGE, o que deixa o município na quarta posição do ranking.
A principal atividade econômica corresponde a indústria extrativa mineral, abrigando a maior produtora de bauxita do Brasil com 18 milhões de toneladas extraídas anualmente.
5. Tapauá (Amazonas)
Em quinto lugar está o município de Tapauá, com 84.946,035km². Distante 488 quilômetros de Manaus, Tapauá realiza durante o ano todo competições esportivas e atividades religiosas e um dos seus eventos mais importantes é a festa do Pescador. Evento que se comemora a atividade pesqueira no município. Os dados são de 2020, do IBGE.
6. São Félix do Xingu (Pará)
Com 84.212,903 km² , o município de São Félix do Xingu, no Pará, ocupa a sexta posição. Distante 693.31 km da capital paraense, o município é constituído por seis distritos: Taboca, Nereu, Lindoeste, Sudoeste, Ladeira Vermelha e Teilândia. São Félix do Xingu é rodeado por vários rios. Os dois principais são os rios Fresco e o Xingu que são atrações turísticas do município.
No aspecto industrial, o principal gerador de divisas está na mineração industrial, centrada na extração de cassiterita, níquel e cobalto.
7. Atalaia do Norte (Amazonas)
A área territorial do município de Atalaia do Norte, no Amazonas, é de 76.435,093 km² , que faz com que seja o sétimo maior município brasileiro em extensão. Atalaia é conhecida internacionalmente pela abrangência de grande parte da Terra Indígena Vale do Javari, maior reserva de índios isolados pelo mundo.
Devido a distância em relação à capital amazonense, os moradores de Atalaia do Norte utilizam as fronteiras com Peru e Colômbia (através de Tabatinga) como forma de desenvolvimento.
8. Almeirim (Pará)
Distante 453 km de Belém do Pará, Almeirim possui extensão de 72.954,798km².Sua rica cultura veio de de interações entre povos europeus, indígenas, nordestinos e caboclos, se deu no município, fazendo, deste, um local de diversos de estilos musicais, festas populares, culinária etc.
9. Jutaí (Amazonas)
Fundada em 1955, a cidade de Jutaí, no Amazonas, possui 69.457,415km² de território. Jutaí é a cidade brasileira com mais elevado índice de Gini, de acordo com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 2001, logo, é a cidade com maior desigualdade de renda brasileira. Contudo, tem a terceira menor taxa de mortalidade infantil do país.
10. Lábrea (Amazonas)
Por fim, com um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Estado do Amazonas, Lábrea possui uma área de 68.262,680 km². O município situa-se entre dois grandes rio – Purus e Madeira – e duas importantes áreas culturais indígenas, a área cultural Juruá e do Tapajós.