Manaus 30º • Nublado
Sexta, 09 Dezembro 2022

As 10 maiores cidades brasileiras estão na Amazônia; Saiba quais são:

up_ag_29482_d7740399-0eeb-e741-c8c3-d014648de481

Quando questionado sobre as maiores cidades do país é provável que você automaticamente responda 'São Paulo' ou 'Rio de Janeiro'. Mas, se tratando de extensão territorial, as dez maiores cidades do país estão, na verdade, na Amazônia.

O Portal Amazônia lista a seguir quais são essas cidades. Confira:

1. Altamira (Pará)

Com 159.533,306km², município de Altamira, no Pará é a maior cidade em extensão territorial do Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Distante 828 km da capital paraense, o município já foi considerado a maior cidade do mundo, até 2009, ultrapassando países como Suíça, Portugal, Irlanda e Islândia.

Altamira teve origem nas missões dos Jesuítas, na primeira metade do séc. XVIII e atualmente suas principais atividades econômicas são baseadas na agricultura - arroz, cacau, feijão, milho e pimenta-do-reino -, pecuária e extração de borracha e castanha.

Contudo, o município pode ser considerado isolado geograficamente, por ter poucos acessos. A única rodovia utilizada para chegar no local é a Transamazônica (BR-230), que está com a pavimentação interrompida desde a década passada, atrapalhando o desenvolvimento industrial. 

Foto: Reprodução/Guia do turismo Brasil

2. Barcelos (Amazonas)

Distante cerca de 400 km em linha reta, Barcelos, no interior do Amazonas, possui uma área territorial de 122.461,086 km², de acordo com o IBGE. É considerada uma cidade histórica, pois foi a primeira capital da província do Estado antes da transferência para Manaus da sede administrativa.

Banhada pelo Rio Negro, a cidade apresenta um grande potencial para atividade ecoturística e de pesca esportiva pois no município está a maior concentração de tucunarés da Amazônia.

Além disso, possui uma presença da cultura indígena Yanomami. Sua formação geomorfológica permitiu a formação do maior arquipélago do mundo, de Mariuá, constituído por cerca de 700 ilhas e de inúmeras serras dentre elas do Aracá, onde se localiza a cachoeira do Eldorado, que possui a  maior queda livre do Brasil.

Foto: Reprodução/Barcelos na Net

3. São Gabriel da Cachoeira (Amazonas)

Popularmente conhecido como cabeça do cachorro, por seu formato geográfico no mapa, o município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, possui a extensão territorial de 109.181,245km² e é a terceira maior cidade do Brasil nesse quesito. Ponto estratégico do Brasil, nove em cada dez habitantes são indígenas, sendo a cidade mais indígena do país. 

É distante 852 km de Manaus e sua economia baseia-se na agricultura de subsistência, como mandioca, banana, abacaxi, açaí, limão dentre outros. Existem outras três línguas consideradas oficiais além do português: nheengatu, tukano e o baniwa. O projeto foi aprovado por lei municipal (145/2002).

Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM

4. Oriximiná (Pará)

A extensão territorial de Oriximiná, distante 818 km de Belém, no Pará, ultrapassa países como Dinamarca, Portugal e Coreia do Sul. São 107.613.188 km², de acordo com o IBGE, o que deixa o município na quarta posição do ranking.

A principal atividade econômica corresponde a indústria extrativa mineral, abrigando a maior produtora de bauxita do Brasil com 18 milhões de toneladas extraídas anualmente.

Foto: Alexandre Iluminação

5. Tapauá (Amazonas)

Em quinto lugar está o município de Tapauá, com 84.946,035km². Distante 488 quilômetros de Manaus, Tapauá realiza durante o ano todo competições esportivas e atividades religiosas e um dos seus eventos mais importantes é a festa do Pescador. Evento que se comemora a atividade pesqueira no município. Os dados são de 2020, do IBGE.

Foto: Divulgação/MP-AM

6. São Félix do Xingu (Pará)

Com 84.212,903 km² , o município de São Félix do Xingu, no Pará, ocupa a sexta posição. Distante 693.31 km da capital paraense,  o município é constituído por seis distritos: Taboca, Nereu, Lindoeste, Sudoeste, Ladeira Vermelha e Teilândia. São Félix do Xingu é rodeado por vários rios. Os dois principais são os rios Fresco e o Xingu que são atrações turísticas do município.

No aspecto industrial, o principal gerador de divisas está na mineração industrial, centrada na extração de cassiterita, níquel e cobalto.

Foto: Divulgação/Agência Pará

7. Atalaia do Norte (Amazonas)

A área territorial do município de Atalaia do Norte, no Amazonas, é de 76.435,093 km² , que faz com que seja o sétimo maior município brasileiro em extensão. Atalaia é conhecida internacionalmente pela abrangência de grande parte da Terra Indígena Vale do Javari, maior reserva de índios isolados pelo mundo. 

Devido a distância em relação à capital amazonense, os moradores de Atalaia do Norte utilizam as fronteiras com Peru e Colômbia (através de Tabatinga) como forma de desenvolvimento.

Foto: Reprodução/Facebook-Atalaia do Norte

8. Almeirim (Pará)

Distante 453 km de Belém do Pará, Almeirim possui extensão de 72.954,798km².Sua rica cultura veio de de interações entre povos europeus, indígenas, nordestinos e caboclos, se deu no município, fazendo, deste, um local de diversos de estilos musicais, festas populares, culinária etc.

Foto: Divulgação/Agência Pará

9. Jutaí (Amazonas) 

Fundada em 1955, a cidade de Jutaí, no Amazonas, possui 69.457,415km² de território. Jutaí é a cidade brasileira com mais elevado índice de Gini, de acordo com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 2001, logo, é a cidade com maior desigualdade de renda brasileira. Contudo, tem a terceira menor taxa de mortalidade infantil do país. 

Foto: Divulgação

10. Lábrea (Amazonas)

Por fim, com um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Estado do Amazonas, Lábrea possui uma área de  68.262,680 km². O município situa-se entre dois grandes rio - Purus e Madeira - e duas importantes áreas culturais indígenas, a área cultural Juruá e do Tapajós.

Foto: Divulgação

Veja mais notícias sobre AmazôniaAmazonasPará.

Veja também:

 

Comentários: 3

Eliezio Moia Wanzeler. em Sexta, 04 Março 2022 15:23

Amei o portal Amazônia, obrigado pelos conteúdos de grande relevância.

Amei o portal Amazônia, obrigado pelos conteúdos de grande relevância.
VALDIVINO VELOSO DA SILVA em Segunda, 11 Abril 2022 09:41

Maravilha, muita cultura e informação!

Maravilha, muita cultura e informação!
Otacy Rocha Pereira em Quarta, 20 Abril 2022 13:42

Municípios, e não cidades.

Municípios, e não cidades.
Visitante
Sexta, 09 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/