Amazônia

Considerada a região de maior biodiversidade do planeta, o bioma Amazônia é considerado importante para a manutenção do equilíbrio ambiental do mundo.

Foto: Gustavo Frazao/Shutterstock

A Amazônia é o maior bioma do Brasil, com área de sete milhões de quilômetros quadrados da América do Sul, que se estende por nove países quando considerada a área internacional: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Mais de 60% dessa área está no Brasil e abrange a Amazônia Legal, com os Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

É uma floresta tropical úmida e abriga também a maior bacia hidrográfica do mundo. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico. Com mais de 6.400 quilômetros de extensão, o Rio Amazonas é o segundo rio mais longo do mundo.

Esse corpo d’água, alimentado por muitos afluentes, é o eixo da bacia hidrográfica Amazônica e desce do alto dos Andes até o oceano Atlântico, onde deposita suas águas. As águas levadas pelo Amazonas ao mar equivalem a quase um sexto de toda a água doce que deságua nos oceanos do mundo.

A Amazônia abriga um número enorme de espécies de árvores, plantas e animais, e ainda há espécies que sequer foram estudadas ou até mesmo descobertas pelos cientistas. Segundo a World Wildlife Fund (WWF Brasil: Fundo Mundial da Natureza, em português), uma das maiores organizações de conservação da natureza do mundo, até agora, já se tem a classificação científica de pelo menos 40 mil espécies vegetais, 427 mamíferos, 1.294 aves, 378 répteis, 427 anfíbios e cerca de 3 mil peixes da região. 

No entanto, as menores formas de vida são as que apresentam os números mais impressionantes: os cientistas já descreveram entre 96.660 e 128.840 espécies de invertebrados só na parte brasileira da Amazônia.


...

Entenda a diferença entre Amazônia Legal, Internacional e Região Norte – Portal Amazônia

A floresta tropical amazônica, que cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul, é a maior floresta tropical do mundo, famosa por sua biodiversidade.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Árvores de florestas tropicais da Amazônia já sentem impactos climáticos, aponta estudo

Fruto de um amplo trabalho coletivo internacional, estudo conta com colaboração de 160 pesquisadores de vinte países.
Publicidade

Leia também

Publicidade