Manaus 30º • Nublado
Sexta, 02 Dezembro 2022

Amazônia

Foto: Gustavo Frazao/Shutterstock

A Amazônia é o maior bioma do Brasil, com área de sete milhões de quilômetros quadrados da América do Sul, que se estende por nove países quando considerada a área internacional: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Mais de 60% dessa área está no Brasil e abrange a Amazônia Legal, com os Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

É uma floresta tropical úmida e abriga também a maior bacia hidrográfica do mundo. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico. Com mais de 6.400 quilômetros de extensão, o Rio Amazonas é o segundo rio mais longo do mundo.

Esse corpo d'água, alimentado por muitos afluentes, é o eixo da bacia hidrográfica Amazônica e desce do alto dos Andes até o oceano Atlântico, onde deposita suas águas. As águas levadas pelo Amazonas ao mar equivalem a quase um sexto de toda a água doce que deságua nos oceanos do mundo.

A Amazônia abriga um número enorme de espécies de árvores, plantas e animais, e ainda há espécies que sequer foram estudadas ou até mesmo descobertas pelos cientistas. Segundo a World Wildlife Fund (WWF Brasil: Fundo Mundial da Natureza, em português), uma das maiores organizações de conservação da natureza do mundo, até agora, já se tem a classificação científica de pelo menos 40 mil espécies vegetais, 427 mamíferos, 1.294 aves, 378 répteis, 427 anfíbios e cerca de 3 mil peixes da região. 

No entanto, as menores formas de vida são as que apresentam os números mais impressionantes: os cientistas já descreveram entre 96.660 e 128.840 espécies de invertebrados só na parte brasileira da Amazônia.

...

Entenda a diferença entre Amazônia Legal, Internacional e Região Norte - Portal Amazônia

A floresta tropical amazônica, que cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul, é a maior floresta tropical do mundo, famosa por sua biodiversidade.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZA.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 02 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/