Manaus 30º • Nublado
Terça, 04 Outubro 2022

Oriximiná

Oriximiná
Foto: Alexandre Iluminação

Localizada no Pará, a cidade de Oriximiná possui uma área territorial de 107.613,838 km², ultrapassando países como Dinamarca, Portugal e Coreia do Sul, o que faz do município, o quarto maior na posição do ranking em espaço territorial no Brasil. Possui uma população estimada de 74.921 habitantes (IBGE, 2021).

Oriximiná fica localizada na zona fisiográfica do Baixo Amazonas e teve início em 1877, quando o Padre José Nicolino de Souza, natural de Faro, desbravou a região e fundou uma povoação denominada Uruá-Tapera ou Mura-Tapera, à margem esquerda do rio Trombetas. 

Nove anos depois, a então povoação foi elevada à Freguesia de Santo Antônio de Uruá-Tapera, por ato de Joaquim da Costa Barradas, Presidente da Província do Pará e Desembargador do Estado do Maranhão.

Em 1894 Uruá-Tapera adquiriu categorias de Vila e Município, cuja instalação deu-se no mesmo ano. Nessa época, passou a chamar-se Oriximiná e seus limites abrangiam o rio Trombetas, igarapé Sapucuá e Maria Pixi, com respectivo lago, até a boca do igarapé Timbó, seguindo ao Centro. 

Em 1900, seu território foi dividido entre os municípios de Faro e Óbidos. Porém, ficou anexado ao de Óbidos, onde restabeleceu-se, em 1934. A sua reinstalação oficial ocorreu no ano seguinte.

O nome de origem indígena é de difícil identificação. Mas, segundo Frei Protásio Frinckel, Pároco do município, Oriximiná é derivado de 'eruzu-M`ná 'e quer dizer 'muitas praias' ou 'minas de praias'. Aos habitantes do lugar, dá-se a denominação de oriximinaenses. 

Fonte: IBGE e prefeitura de Oriximiná

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZO.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 04 Outubro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/