Você sabia que o maior arquipélago fluvial do mundo fica no Amazonas?

A localização do Arquipélago de Mariuá é no município de Barcelos, cidade que já foi considerada a primeira capital do Amazonas.

Você provavelmente já deve ter imaginado uma superviagem para as Ilhas Maldivas, que se popularizaram nas redes sociais depois de vários influenciadores irem ao local. O fato é que as Maldivas fazem parte de um arquipélago no Oceano Índico, situado a sudoeste da Índia e do Sri Lanka e ao sul do continente asiático.

Para quem vive na Amazônia a opção parece um pouco distante, não? E se tiver uma alternativa mais próxima? Trata-se do Arquipélago de Mariuá, o maior arquipélago fluvial do mundo, localizado em Barcelos, no Amazonas.

Foto: Ana Claudia Jatahy/MTur

Distante 402 km de Manaus, o Arquipélago de Mariuá se estende a partir de Barcelos até Santa Isabel do Rio Negro. Ao todo, são mais de 1,4 mil ilhas, totalizando 140 quilômetros de extensão e 20 quilômetros de largura com rios, lagos, florestas inundadas etc.

Como uma diversidade extensa de fauna e flora, o arquipélago faz parte do Parque Nacional do Jaú; do Parque Estadual Serra do Araçá e da Área de Proteção Ambiental. Cerca de 30 comunidades tradicionais vivem na região, nas margens do Rio Negro. 

As ilhas de Mariuá são formadas praticamente por florestas de igapó e chegam a ficar inundadas a maior parte do ano.

Leia também: Você sabe a diferença entre Igapó e Várzea? Confira:

Foto: Reprodução/Barcelos na Net

Descoberto na década de 90

O arquipélago foi descoberto por um satélite da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), nos anos 90. A região abriga centenas de botos cor-de-rosa e cerca de 700 espécies de peixes ornamentais e para consumo. Por isso a região também é popular entre os praticantes de pesca esportiva.

O nome Mariuá foi dado por conta de Barcelos, que teve origem em uma aldeia chamada Mariuá, dos índios Manaós, localizada no médio Rio Negro.

Em 2017, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), 36 no total, publicaram um livro chamado ‘Mariuá – a flora, a fauna e o homem no maior arquipélago fluvial do planeta‘, obra que reúne detalhes sobre a realidade do arquipélago.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Eco-festival do Peixe-boi de Novo Airão: três décadas lutando pela preservação do peixe-boi

O Ecofestival do Peixe-Boi de Novo Airão foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. 

Leia também

Publicidade