Você sabia que o Amazonas possui mais de um fuso horário?

No total, 11 municípios amazonenses possuem uma hora a menos em relação à Manaus. Saiba quais são: 

Imagine a cena: é véspera de ano novo e você viajou para Benjamin Constant, no interior do Amazonas, e todo o resto do país já comemorou a passagem de ano, mas você está “preso” no ano anterior. Calma! Você não congelou o tempo, apenas é um efeito do fuso horário diferente em regiões distintas. 

Os fusos horários surgiram com intuito de padronizar horários em várias partes do planeta e são determinados com base no Meridiano de Greenwich, na Inglaterra, e em função da incidência solar em cada localização.

Por ser um país de dimensões continentais, o Brasil possui muitas variações ao longo de seu território. O Amazonas, devido sua grande extensão territorial, já passou por discussões em relação à quantos fusos possui, conflito que abrange também o Estado do Acre.

Atualmente, você sabe quantos fusos horários o estado possui e quais consequências isso acarreta para a população? O Portal Amazônia conversou com o professor de geografia Germano Vasconcelos em busca dessas respostas. 

Arte: Portal Amazônia

Evolução dos fusos

Inicialmente, apenas um fuso horário cobria o território brasileiro. A partir de 1913, com o decreto Lei  n°2.784, foram determinados  quatro fusos horários, o -2, -3, -4 e -5, onde o sinal de negativo se dá pelo fato do país estar à direita de Greenwich. Esse sistema permaneceu por 95 anos até que foi alterado em 2008.

“No ano de 2008 nós tivemos uma mudança para melhor padronizar os fusos horários. A ideia é ter a menor quantidade de fusos, porque isso ajuda na logística, no transporte, na comunicação, dentre outros”, explicou  o professor Germano.

Até então, o Pará tinha sua porção leste no fuso de -3 e a porção oeste no fuso do Amazonas, -4. Germano conta que em 2008, o Pará  foi encaixado completamente no fuso de -3. Grande porção do Amazonas está no fuso de -4. Já o Amazonas, que abrangia os fusos -4 e -5 passou a ter só o -4, o que afetou a vida dos moradores, principalmente pelo Estado ter uma enorme extensão territorial. O Acre também foi afetado nessa mudança. Essas referências são em relação ao Meridiano de Greenwich.

“Tanto o Acre quanto o sudoeste do Amazonas foram acoplados no fuso de -4. Ou seja, o Brasil passou a ter três fusos horários, o -2 que abrange a Ilha de Fernando de Noronha, o -3 que é o fuso oficial do Brasil e abrange sul, sudeste, parte do centro-oeste e nordeste do Brasil, mais o Tocantins, Pará e Amapá, e o fuso de -4 que abrange o Amazonas. Na época, o fuso de -5 foi extinto”,

comentou.

A mudança impactou a vida dos moradores que habitavam essa região: “Quando padronizou e colocou o fuso do sudoeste do Amazonas junto ao do Acre no fuso do Amazonas – acabando com o fuso de -5 -, seis horas da manhã em Manaus que é claro, e a mesma hora no sudoeste do Amazonas e Acre, era escuro ainda, então deu uma mexida no relógio biológico da população. Mudou a vida dos moradores”, comentou Vasconcelos.

Com a insatisfação da população, entidades públicas reivindicaram o retorno do fuso -5, alteração que ocorreu no ano de 2013 e permanece até hoje. É a quarta divisão de fusos no país. 

Assim, o fuso horário oficial do Brasil, de modo geral, tem como referência a hora em Brasília. O Pará, dentro de sua área territorial, segue o mesmo horário de Brasília. O Amazonas é uma hora à menos que a capital brasileira e o Acre, duas horas. Vamos à um exemplo prático? Se em Brasília é 12h, no Pará também é 12h, no Amazonas seria 11h e no Acre,10h.

Confira a divisão dos fusos:

Foto: Reprodução/

Municípios impactados

No entanto, com essa disposição de fusos, findou-se que nem todos os municípios amazonenses possuem o mesmo horário. Com dois fusos horários no mesmo Estado, 11 municípios possuem uma hora a menos em relação à Manaus. São eles: 


...

Conheça as influências da migração nordestina no Amazonas 

      O nordestino tem tido uma presença muito forte no Amazonas, em especial durante o apogeu da borracha

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade