Manaus 30º • Nublado
Quinta, 19 Mai 2022

Pauini

Pauin_20210906-173917_1
Foto: Reprodução/Miqueias Rosa

A cidade de Pauini localizada na região do Alto Purus, distante a 925 km de Manaus, sua geografia, está dividido em duas partes: cidade alta e cidade baixa. Para ter acesso a parte da alta do município, existe uma longa escada, com 186 degraus.

O município foi fundado anos após a colonização da região do Purus. As primeiras explorações ao longo do rio começaram em meados do século XIX, com um explorador identificado como João da Cunha Corrêa ( João Cametá). Em 1852, Tenreiro Aranha, o primeiro presidente da Província do Amazonas, enviou de Manaus uma expedição para explorar a região, com a finalidade de encontrar uma ligação com o rio Madeira, por meio das Campinas do Purus.

O primeiro núcleo populacional nessa região, no entanto, começou a ser implementado em 1854. Em 1869 começaram a chegar à região os nordestinos trazidos pelo coronel Antônio Rodrigues de Carvalho e Melo, estabelecendo-se estes na região onde atualmente está a cidade de Lábrea, em uma vasta extensão de terra, que depois foi desmembrada, formando os atuais territórios de Boca do Acre, Pauini, Tapauá e Canutama. O município de Pauini foi criado em 19.12.1955, pela lei estadual 96. 

E falando em vias de acesso, para chegar à cidade existem somente dois meios, via fluvial ou aérea. Por via fluvial a viagem pode ser de lanchas e barcos e o trajeto pode durar até uma semana de Manaus até o local de chagada. Já por via aérea os chamados táxis aéreos são uma outra alternativa para chegar à região.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZP.

Veja também:

 

Comentários: 2

Cândido zappelini filho em Domingo, 12 Dezembro 2021 20:52

Quero tira férias na Amazônia

Quero tira férias na Amazônia
EVALDO SILVA em Segunda, 24 Janeiro 2022 08:35

Qual é o valor das passagens tanto de barco quanto de avião de Manaus para Pauini?

Qual é o valor das passagens tanto de barco quanto de avião de Manaus para Pauini?
Visitante
Quinta, 19 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/