Pauini

Habitavam primitivamente a região os índios Pamaris, Catuquinas, Purupurus, Cucamas, Jamadis, Canamaris entre outros. 

Foto: Reprodução/Miqueias Rosa

A cidade de Pauini localizada na região do Alto Purus, distante a 925 km de Manaus, sua geografia, está dividido em duas partes: cidade alta e cidade baixa. Para ter acesso a parte da alta do município, existe uma longa escada, com 186 degraus.

O município foi fundado anos após a colonização da região do Purus. As primeiras explorações ao longo do rio começaram em meados do século XIX, com um explorador identificado como João da Cunha Corrêa ( João Cametá). Em 1852, Tenreiro Aranha, o primeiro presidente da Província do Amazonas, enviou de Manaus uma expedição para explorar a região, com a finalidade de encontrar uma ligação com o rio Madeira, por meio das Campinas do Purus.

O primeiro núcleo populacional nessa região, no entanto, começou a ser implementado em 1854. Em 1869 começaram a chegar à região os nordestinos trazidos pelo coronel Antônio Rodrigues de Carvalho e Melo, estabelecendo-se estes na região onde atualmente está a cidade de Lábrea, em uma vasta extensão de terra, que depois foi desmembrada, formando os atuais territórios de Boca do Acre, Pauini, Tapauá e Canutama. O município de Pauini foi criado em 19.12.1955, pela lei estadual 96. 

E falando em vias de acesso, para chegar à cidade existem somente dois meios, via fluvial ou aérea. Por via fluvial a viagem pode ser de lanchas e barcos e o trajeto pode durar até uma semana de Manaus até o local de chagada. Já por via aérea os chamados táxis aéreos são uma outra alternativa para chegar à região.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Rabada no tucupi: prato típico do Acre gerou curiosidade depois de ser tema de conversa no BBB 26

Receita acreana, rabada no tucupi foi citada pela paraense Marciele durante diálogo com Leandro dentro da casa do reality show.
Publicidade

Leia também

Publicidade