Benjamin Constant

Antes de constituir município autônomo, Benjamin Constant já foi acoplada aos municípios de Tabatinga e São Paulo de Olivença

Foto: Divulgação

 O povoamento do município de Benjamin Constant deve ter-se iniciado nas primeiras décadas do Século XVIII. Por volta de 1750 já existia nas proximidades da foz do Javari, no Solimões, a aldeia do Javari, onde viviam os índios Ticunas, fundadas pelos jesuítas. Nessa aldeia, seria instalada a Sede da Capitania, segundo a Carta Régia de 18 de Julho de 1755 do governo português, dirigida ao governador do Grão-Pará, Mendonça Furtado. Este,  resolveu sediar a capitania na Aldeia de Mariuá, no rio Negro. Em São José do Javari eram sediados então um destacamento militar e um posto fiscal (registro). O local, entretanto, não oferecia as condições necessárias ao fim a que estava servindo.

O município foi enquadrado como ″Área de Segurança Nacional″ no ano de 1968, em 1981, pela Emenda Constitucional nº 12, é desmembrado de seu território o distrito de Tabatinga, que passa constituir município autônomo.

O nome do município foi dado – por sugestão do general Cândido Mariano Rondon, quando chefiava a Comissão Mista de Letícia – em homenagem ao general Benjamin Constant Botelho de Magalhães, o incentivador do movimento de 15 de novembro de 1899, que proclamou a República.

Localiza-se no sudoeste amazonense, distante de Manaus 1.118 km em linha reta, sendo que a distância via transporte fluvial é de 1 638 km, subindo o rio Solimões e o rio Javari.

Festival folclórico

O Festival Folclórico Benjaminense  é o maior Festival do Alto Solimões, com a disputa entre o “Boi-Bumbá Corajoso e o “Boi-Bumbá Mangangá, em julho. O Festival Folclórico Benjaminense tem atualmente 27 edições, que é realizado no Centro Cultural de Benjamin Constant (Bumbódromo de Benjamin Constant) e por conta do Festival a cidade é conhecida por A Capital Cultural do Alto Solimões.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Rabada no tucupi: prato típico do Acre gerou curiosidade depois de ser tema de conversa no BBB 26

Receita acreana, rabada no tucupi foi citada pela paraense Marciele durante diálogo com Leandro dentro da casa do reality show.
Publicidade

Leia também

Publicidade