Boca do Acre

A cidade de Boca do Acre nasceu na confluência dos rios Acre e Purus.  

Foto: Divulgação

O município de Boca do Acre,  distante 1.561 de Manaus via estrada, eram habitadas pelos índios Capanas e Aripuanãs. 

A origem do nome vem do fato de que a cidade se localiza na foz do rio Acre no rio Purus. A cidade de Boca do Acre nasceu na confluência dos rios Acre e Purus. 

Em 3 de fevereiro de 1878, ancorou nas proximidades da confluência dos rios Acre com rio Purus o navio Anajás, da Companhia de Navegação do Rio Amazonas, sob o comando do piloto Carepa, tendo como chefe da expedição o Comendador João Gabriel de Carvalho e Melo, que já havia adquirido fortuna explorando borracha, vindo explorar também, as terras do município de Boca do Acre. Ele e seus companheiros instalaram-se em diversos pontos do território que hoje constitui o município Boca do Acre. Onde se acha situada a cidade, instalou-se Alexandre de Oliveira Lima, cognominado o Barão de Boca do Acre. Na vila de Floriano Peixoto (ex-Antimari) que foi primitivamente a sede do município, instalaram-se Antônio Escolástico e Firmino Alves dos Santos. 

A economia de Boca do Acre se baseia na pecuária. O município não apresenta significativas indústrias e possui um setor de serviços pouco desenvolvido, característico de subdesenvolvimento. Mesmo sendo município do Amazonas, é altamente dependente da capital do Acre, Rio Branco.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Rabada no tucupi: prato típico do Acre gerou curiosidade depois de ser tema de conversa no BBB 26

Receita acreana, rabada no tucupi foi citada pela paraense Marciele durante diálogo com Leandro dentro da casa do reality show.
Publicidade

Leia também

Publicidade