Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Workshop estimula sustentabilidade no Hospital Regional do Sudeste do Pará

O Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), unidade do Governo do Pará, em Marabá (PA), promove nesta sexta-feira (6), o 1º "Workshop de Sustentabilidade", com o objetivo de dar visibilidade aos projetos de defesa do meio ambiente desenvolvidos na unidade.

O workshop terá palestras e atividades voltadas para usuários e colaboradores, que visam à orientar sobre a adoção de práticas que reduzem os impactos ambientais, como o consumo consciente do papel, água e energia, e ainda sobre o descarte correto dos resíduos produzidos.

Segundo Izailson Alves, gerente de Apoio do HRSP, a iniciativa quer potencializar junto à comunidade, as ações sustentáveis desenvolvidas durante o ano na instituição.

"Durante o workshop, os participantes irão conhecer de perto as ações que desenvolvemos em prol da conservação da natureza, reforçando as práticas sustentáveis que contribuem para diminuição dos impactos ambientais", enfatizou o gerente Izailson Alves.

Foto: Divulgação

Práticas sustentáveis

Entre as ações ambientais desenvolvidas pela Comissão de Sustentabilidade do Hospital Regional do Sudeste e Pará, destaca-se o projeto "Reuse", que visa à economizar e reaproveitar cerca de 900 mil litros de água por ano, das 150 centrais de ar da unidade. O sistema instalado coleta gotículas de água dos aparelhos que, por meio de uma drenagem especial, direciona e acondiciona o líquido em recipientes para o reuso da água.

Outro projeto que merece destaque no HRSP é o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como latas de alumínio, bobinas e outros. Nas mãos dos voluntários, estes itens se transformam em artesanatos como porta canetas, cofres e brindes, que são doados aos colaboradores e para a comunidade local.

Para Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP, a saúde deve ser pensada de maneira sustentável, contribuindo para o bem-estar de toda a sociedade.

"Há anos, desenvolvemos e implantamos ações de sustentabilidade no hospital. Buscamos continuamente a adoção de práticas ecologicamente corretas para minimizar os impactos na natureza. Estamos no interior da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, e temos o dever de contribuir com a sua preservação", ressalta Girato.

Hospital Verde

Por dois anos consecutivos (2018 e 2019), o Regional do Sudeste do Pará recebeu, da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, menções honrosas por boas práticas sustentáveis, que vem contribuindo para garantir o bem-estar das gerações futuras.

Dentre as ações reconhecidas, estão as medidas para redução das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. Um dos projetos consiste na utilização de gás ecológico (R410A), que não possui CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias prejudiciais à saúde e ao ecossistema.Digite seu texto aqui...

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/