Aprenda a receita do Amor-perfeito, biscoito apreciado há mais de 100 anos no Tocantins

O Amor-perfeito possui formato de coroa e é feito com polvilho, leite de coco, manteiga, açúcar e uma pitadinha de sal. 

O biscoito mais famoso do Tocantins, com certeza, é o Amor-perfeito. Produzido de forma artesanal, tem como principal produtor o município de Natividade, no sudeste do Estado.

O Amor-perfeito possui formato de coroa e é feito com polvilho, leite de coco, manteiga e açúcar. Seu sucesso se deve à família de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a ‘Dona Naninha’, que popularizou o biscoito em todo Estado.

Confira a receita:

Amor-perfeito, biscoito popular em Natividade. Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins

Ingredientes

2 litros ou 2 quilos de polvilho doce
800 gramas de açúcar refinado
250 gramas de manteiga
½ litro de leite de coco
Sal a gosto

Modo de preparo 

Vá adicionando os ingredientes aos poucos, um por um, misturando bem. Deixe o leite de coco por último para ir monitorando a mistura até dar o ponto certo: firme o suficiente para modelar com as mãos. Após isso, modele a massa: faça uma bolinha, achate e use uma faca para fazer dois cortes em forma de cruz, para chegar ao formato de coroa. Leve os biscoitos ao forno aquecido a 220ºC por pelo menos 15 minutos. A dica para saber se estão prontos é observar quando começam a ficar dourados em cima. Aí é só tirar do forno e deixar esfriar.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade