Aprenda a receita do Amor-perfeito, biscoito apreciado há mais de 100 anos no Tocantins

O Amor-perfeito possui formato de coroa e é feito com polvilho, leite de coco, manteiga, açúcar e uma pitadinha de sal. 

O biscoito mais famoso do Tocantins, com certeza, é o Amor-perfeito. Produzido de forma artesanal, tem como principal produtor o município de Natividade, no sudeste do Estado.

O Amor-perfeito possui formato de coroa e é feito com polvilho, leite de coco, manteiga e açúcar. Seu sucesso se deve à família de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a ‘Dona Naninha’, que popularizou o biscoito em todo Estado.

Confira a receita:

Amor-perfeito, biscoito popular em Natividade. Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins

Ingredientes

2 litros ou 2 quilos de polvilho doce
800 gramas de açúcar refinado
250 gramas de manteiga
½ litro de leite de coco
Sal a gosto

Modo de preparo 

Vá adicionando os ingredientes aos poucos, um por um, misturando bem. Deixe o leite de coco por último para ir monitorando a mistura até dar o ponto certo: firme o suficiente para modelar com as mãos. Após isso, modele a massa: faça uma bolinha, achate e use uma faca para fazer dois cortes em forma de cruz, para chegar ao formato de coroa. Leve os biscoitos ao forno aquecido a 220ºC por pelo menos 15 minutos. A dica para saber se estão prontos é observar quando começam a ficar dourados em cima. Aí é só tirar do forno e deixar esfriar.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cientistas avaliam como répteis e anfíbios lidam com mudança climática em ilha de Roraima

Expedição à Estação Ecológica de Maracá coletou mais de 400 espécimes para investigar como esses animais lidam com o aumento da temperatura previsto para as próximas décadas.

Leia também

Publicidade