Manaus 30º • Nublado
Segunda, 27 Junho 2022

Aprenda a fazer o famoso biscoito de castanha

Um dos itens mais famosos do lanche dos amazônidas é o biscoito de castanha. A confeiteira Laíres Rocha, do Acre, ensina a receita do tradicional biscoitinho. Confira:

Foto: Reprodução/g1 Acre
Ingredientes


  • 300 gramas de castanha triturada
  • 200 gramas de amido de milho (maisena)
  • 100 gramas de açúcar refinado
  • 200 gramas de manteiga (em temperatura ambiente)
  • 200 gramas de trigo


Modo de preparo

Coloque a manteiga e o açúcar (peneirado) em uma vasilha e misture com o auxílio de uma colher até formar uma pasta. Adicione a castanha e misture novamente.

Adicione o amido de milho (maisena) e continue a misturar. Quando sentir a massa mais firme comece a adicionar aos poucos o trigo e faça a mistura dos ingredientes com as mãos.

Não coloque todo o trigo de uma vez. À medida que a massa for ficando uniforme o óleo da castanha ajuda, pois se colocar todo o trigo a massa pode ficar muito seca, sendo preciso adicionar mais manteiga para equilibrar a consistência. Quando a massa não grudar mais na mão, inicie a modelagem dos biscoitos.

Quando for colocar os biscoitos na forma, deixe o fundo da forma virado para cima, para evitar que os que ficam no meio acabem queimando. Deixe a distância de um dedo de um biscoito para outro, para que não grudem.

Pré-aqueça o forno em 200 graus por cerca de 10 minutos e após colocar a forma, diminua para 160 graus. Além do cheiro, é possível ver que o biscoito está assando quando começar a dourar as laterais.

Ao retirar do forno, deixe na forma para que termine de secar os biscoitos. Quando esfriar ou sair com facilidade, pode colocar em um recipiente para servir.

Veja mais notícias sobre GastronomiaAcre.

Veja também:

 

Comentários: 1

Lia Albuquerque em Segunda, 21 Fevereiro 2022 13:33

Olá boa tarde!!!
Gostaria de saber se é castanha fresca ou seca. Quero experimentar a receita.
E o tempo? Assa mais ou menos em quanto tempo???
Obrigada, agradeço desde já. Abraços.

Olá boa tarde!!! Gostaria de saber se é castanha fresca ou seca. Quero experimentar a receita. E o tempo? Assa mais ou menos em quanto tempo??? Obrigada, agradeço desde já. Abraços.
Visitante
Terça, 28 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/