E-book é disponibilizado gratuitamente. Foto: Reprodução/FIINSA
O Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA) – Edição Especial COP30 consolidou-se como um espaço estratégico para a construção de uma nova economia para a região amazônica. Realizado em Belém (PA), o evento reuniu empreendedores, comunidades tradicionais, investidores, representantes do setor público e organizações da sociedade civil para debater caminhos concretos rumo a uma bioeconomia que gere renda, preserve a floresta e fortaleça os territórios amazônicos. Todo esse conteúdo foi reunido em um E-book gratuito no site: fiinsa.org.br/.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O E-book reforça como a programação, composta por painéis, rodas de conversa e atividades colaborativas, abordou temas como protagonismo comunitário, sociobioeconomia, investimentos de impacto, inovação orientada pelo território, juventude, cultura, tecnologia, inteligência artificial e os desafios estruturais para que a Amazônia deixe de ser vista como promessa e seja reconhecida como realidade econômica.

Leia também: E-book celebra pluralidade de pesquisas na Amazônia Sul Oriental
Ao final, as discussões convergiram para um ponto comum: o desenvolvimento para a Amazônia só é sustentável quando nasce da floresta, respeita o tempo dos territórios e valoriza os saberes de quem vive neles.
O documento reúne os principais debates, reflexões e entrevistas exclusivas com participantes desta edição, além da carta “Da Amazônia para o Mundo” – documento cocriado por mais de 430 participantes, com propostas e soluções para uma nova economia amazônica.
Na visão dos organizadores do evento, o ebook amplia o alcance e fortalece o legado dessa edição especial. “Realizar o FIINSA no primeiro dia da COP30, no dia 10 de novembro de 2026, foi uma escolha simbólica e estratégica. Queríamos abrir esse espaço global mostrando que a Amazônia não entra na conversa apenas como tema, mas como território que já constrói respostas, experiências e soluções concretas para os desafios do clima e da economia”, afirmou Marcus Bessa, cofundador do Impact Hub Manaus e um dos organizadores do evento.
Na mesma linha, André Vianna, outro cofundador do evento e diretor técnico do Idesam, destaca que o conteúdo reforça o protagonismo de quem vive nos territórios na construção de uma nova forma de pensar e agir sobre a Amazônia.
“O FIINSA evidenciou que a economia da Amazônia deve ser liderada por quem vive na floresta. O ebook sistematiza esse conhecimento coletivo e amplia o diálogo com investidores, formuladores de políticas públicas e a sociedade, em um momento-chave para o futuro do planeta”, ressalta.
Confira o e-book:
*Com informações do FIINSA e Idesam
