Sítio Arqueológico Arraial Bom Jesus do Pontal é reconhecido como patrimônio cultural no Tocantins

Sítio arqueológico foi reconhecido pelo Iphan como patrimônio por ser considerado uma memória da ocupação do interior do Brasil.

Sítio arqueológico Arraial Bom Jesus do Pontal. Foto: Reprodução/ Acervo Nuta-Unitins

O sítio arqueológico Arraial Bom Jesus do Pontal, localizado na zona Rural de Porto Nacional, no Tocantins, foi ocupado por bandeirantes expedicionários que povoaram a região em meados do século XVIII, e compreende uma área com cerca de 90.000 m2.

Saiba mais: Portal Amazônia responde: o que são sítios arqueológicos?

Criado em 1738 pelo movimento dos bandeirantes que buscavam minerais preciosos, o sítio está correlacionado com o processo de interiorização do Brasil. Para Hosenildo Gato Alves, mestre em história pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Arraial é uma memória da ocupação do interior do Brasil.

Sítio arqueológico Arraial do Bom Jesus do Pontal. Foto: Reprodução/ Acervo Nuta/Unitins

“É uma memória da expansão da territorialidade portuguesa para além do tratado de Tordesilhas, é uma memória também dos atritos dos bandeirantes com os povos indígenas do interior do Brasil, pois quando criado o espaço era ocupado por diversas etnias indígenas e a partir daí vai haver uma disputa territorial”, explicou ao Portal Amazônia

A versão histórica diz que o que levou à destruição e o abandono do Arraial foi o ataque dos indígenas Xerentes, que forçou a migração de população para o Arraial de Porto Real.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Sítio arqueológico e patrimônio cultural

No dia 4 de abril de 2025, o Arraial foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do estado de Tocantins, com uma placa instalada informando onde começa o sítio arqueológico. 

Placa instalada no sítio arqueológico Arraial do Bom Jesus do Pontal. Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O local é um dos 100 sítios arqueológicos registrados em Porto Nacional e é considerado uma lembrança do movimento histórico dos bandeirantes e da luta dos povos indígenas contra a presença dos colonizadores na região.

Para Hosenildo, a importância do Arraial é de levar reflexões sobre a ocupação e a luta dos povos indígenas: “O lugar vai passar a ser preservado, estudado, debatido, visitado, ele vira um lugar da memória e leva reflexões sobre a ocupação e sobre o processo de luta dos povos indígenas”.

Durante a instalação da placa estiveram presentes representantes do Iphan, prefeitura de Porto Nacional, Universidade Federal do Tocantins, Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) – ligado à Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – e moradores da região.

Leia também: Conheça três sítios arqueológicos na Amazônia que são considerados patrimônio cultural do Brasil

A prefeitura de Porto Nacional pontua que para os moradores esse é um avanço importante para a história do local. “Nós estamos aqui dentro das ruínas do Antigo Arraial, que está diretamente atrelado à origem da cidade de Porto Nacional e também ao processo de ocupação colonial aqui da região. Temos diversas ruínas de pedra, das antigas edificações que aqui existiam, além de cultura material móvel, como cerâmica, louça e outros elementos relacionados. Esse sítio é um dos 100 sítios arqueológicos cadastrados no município portuense. É um dos únicos relacionados a períodos históricos e, desses, ele é o mais importante, não só do ponto de vista regional, mas também do ponto de vista local”, comentou o arqueólogo do IPHAN Tocantins, Rômulo Macêdo, segundo informações da prefeitura.

*Por Rebeca Almeida, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Barco ou lancha: o que levar em viagem até Parintins? Veja dicas de quem tem experiência

A equipe do Portal Amazônia conversou com brincantes veteranos que preferem embarcar na jornada de barco de recreio, que pode durar de 18 a 24 horas. Confira as dicas:

Leia também

Publicidade