Portal Amazônia responde: o que são sítios arqueológicos?

Atualmente, o Brasil possui cerca de 27 mil sítios arqueológicos oficialmente registrados pelo Iphan e 10.197 estão localizados na Amazônia.

Monolitos que formam o Sítio Arqueológico de Calçoene (AP) com provável função ritualísitca e de observação astronômica. Foto: Reprodução/Iphan

Simbolizando determinado momento histórico de uma região, os sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de presença humana e que apresentam relevância científica para a compreensão da história da humanidade.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

De acordo com Hosenildo Gato Alves, mestre em história pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sítios arqueológicos são lugares que testemunham a história de sociedades antigas.

“São espaços de memória que o historiador estuda para tentar reconstruir e interpretar o modo de vida de sociedades antigas”, afirmou o historiador.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 27 mil sítios arqueológicos oficialmente registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e 10.197 estão localizados na Amazônia.

Leia também: Amazônia concentra maior número de sítios arqueológicos do Brasil

Esses sítios arqueológicos são divididos em simples e complexos. Os simples são aqueles onde a presença humana é detectada por meio de instrumentos de pedra lascada e pinturas rupestres.

Os mais complexos são aqueles onde é perceptível a presença humana por meio de cidades abandonadas que são museus a céu aberto, e instrumentos líticos, principalmente a cerâmica.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reforça: “são considerados sítios arqueológicos os locais onde se encontram vestígios positivos de ocupação humana, os sítios identificados como cemitérios, sepulturas ou locais de pouso prolongado ou de aldeamento, ‘estações’ e ‘cerâmicos’, as grutas, lapas e abrigos sob rocha. As inscrições rupestres ou locais com sulcos de polimento, os sambaquis e outros vestígios de atividade humana também são considerados sítios arqueológicos. Por meio dos bens arqueológicos é possível identificar conhecimentos e tecnologias que indicam anos de adaptação humana ao ambiente, além da produção de saberes tradicionais brasileiros. Qualquer nova descoberta deve ser comunicada, imediatamente, ao Iphan”.

Leia também: Conheça três sítios arqueológicos na Amazônia que são considerados patrimônio cultural do Brasil

Sítios arqueológicos localizados na Amazônia: 

Sítio arqueológico do Marajá (PA)

Localizado na Ilha de Marajó, no estado do Pará, o Sítio Arqueológico de Marajó possui sítios funerários e sambaquis, que são montes de conchas que foram construídos por povos antigos para fins funerários.

Sítio arqueológico Pedra Pintada (RO)

Situado no distrito de Cocais, 1070 m no nível do mar, e reconhecido pela Unesco em 2005, o sítio possui 122 pinturas feitas com pigmentos minerais e está aberto a visitação particular.

Parque arqueológico do Solstício (AP)

Localizado na área rural de Calçoene, a quatro horas de Macapá, o conjunto de rochas possui um círculo formado por 127 blocos de granito. O parque recebe esse nome já que durante o solstício de inverno, o sol se alinha com uma das rochas e não projeta sombra alguma.

Leia também: Rochas milenares eram usadas como calendário solar por povos indígenas: conheça o Stonehenge da Amazônia, no Amapá

*Por Rebeca Almeida, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Marinhagem manauara: livro explora condições de trabalho nos séculos XIX e XX

O livro de Caio Giulliano Paião resultou de uma extensa pesquisa historiográfica acerca das estruturas de poder que ditavam as relações de trabalho da categoria marítima em Manaus neste período.

Leia também

Publicidade