Monolitos que formam o Sítio Arqueológico de Calçoene (AP) com provável função ritualísitca e de observação astronômica. Foto: Reprodução/Iphan
Simbolizando determinado momento histórico de uma região, os sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de presença humana e que apresentam relevância científica para a compreensão da história da humanidade.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
De acordo com Hosenildo Gato Alves, mestre em história pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sítios arqueológicos são lugares que testemunham a história de sociedades antigas.
“São espaços de memória que o historiador estuda para tentar reconstruir e interpretar o modo de vida de sociedades antigas”, afirmou o historiador.
Atualmente, o Brasil possui cerca de 27 mil sítios arqueológicos oficialmente registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e 10.197 estão localizados na Amazônia.
Leia também: Amazônia concentra maior número de sítios arqueológicos do Brasil
Esses sítios arqueológicos são divididos em simples e complexos. Os simples são aqueles onde a presença humana é detectada por meio de instrumentos de pedra lascada e pinturas rupestres.
Os mais complexos são aqueles onde é perceptível a presença humana por meio de cidades abandonadas que são museus a céu aberto, e instrumentos líticos, principalmente a cerâmica.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reforça: “são considerados sítios arqueológicos os locais onde se encontram vestígios positivos de ocupação humana, os sítios identificados como cemitérios, sepulturas ou locais de pouso prolongado ou de aldeamento, ‘estações’ e ‘cerâmicos’, as grutas, lapas e abrigos sob rocha. As inscrições rupestres ou locais com sulcos de polimento, os sambaquis e outros vestígios de atividade humana também são considerados sítios arqueológicos. Por meio dos bens arqueológicos é possível identificar conhecimentos e tecnologias que indicam anos de adaptação humana ao ambiente, além da produção de saberes tradicionais brasileiros. Qualquer nova descoberta deve ser comunicada, imediatamente, ao Iphan”.
Leia também: Conheça três sítios arqueológicos na Amazônia que são considerados patrimônio cultural do Brasil
Sítios arqueológicos localizados na Amazônia:
Sítio arqueológico do Marajá (PA)
Localizado na Ilha de Marajó, no estado do Pará, o Sítio Arqueológico de Marajó possui sítios funerários e sambaquis, que são montes de conchas que foram construídos por povos antigos para fins funerários.
Sítio arqueológico Pedra Pintada (RO)
Situado no distrito de Cocais, 1070 m no nível do mar, e reconhecido pela Unesco em 2005, o sítio possui 122 pinturas feitas com pigmentos minerais e está aberto a visitação particular.
Parque arqueológico do Solstício (AP)
Localizado na área rural de Calçoene, a quatro horas de Macapá, o conjunto de rochas possui um círculo formado por 127 blocos de granito. O parque recebe esse nome já que durante o solstício de inverno, o sol se alinha com uma das rochas e não projeta sombra alguma.
Leia também: Rochas milenares eram usadas como calendário solar por povos indígenas: conheça o Stonehenge da Amazônia, no Amapá
*Por Rebeca Almeida, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar