Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Novembro 2021

Almoço do Círio: confira as receitas do tradicional almoço de domingo

15295361
Tucupi, maniva, jambu e pato são alguns dos artigos da culinária regional do Pará, muito procurados durante a quadra nazarena, no mês de outubro, em Belém, principalmente para a produção do almoço do  Círio de Nazaré. 

Tradicionalmente realizado no segundo domingo do mês. O almoço do círio reúne as famílias e amigos, união que transforma esse momento no chamado "Natal dos paraenses".

Com mesa farta de comidas típicas de dar água na boca: o pato no tucupi, a maniçoba e o  tacacá, são os pratos mais tradicionais das famílias. O Portal Amazônia separou as principais receitas desse dia especial, confira:

Pato no Tucupi 

Pato no Tucupi - Foto: Divulgação

Ingredientes:

1 pato (de aproximadamente 2kg)
2 litros de tucupi
1 maço de chicória
3 maços de jambu
6 dentes de alho
1/2 copo de vinagre
1 limão
1 colher (sopa) de sal
1 colher (chá) de pimenta-do-reino
1 colher (chá) de cominho
Pimenta de cheiro (a gosto)

Modo de preparo: 

Pato: Lave bem o pato com limão. Deixe-o marinar com todos os temperos, vinagre, alho, sal, chicória e pimentas, de preferência, por 12 horas na geladeira. Depois, coloque o pato numa panela com água para amaciá-lo. Ele ficará pré-cozido.

Em seguida, coloque-o numa assadeira e jogue o molho que sobrou por cima dele e deixe no forno até dourar. Isso deve levar aproximadamente 40 minutos. O pato deve ficar suculento.

Enquanto isso, pegue os maços de jambu e leve para cozinhar com água e sal. Reserve. Pegue também meio copo de tucupi e amasse a pimenta de cheiro em uma molheira.

Tucupi: Coloque o tucupi para ferver com a chicória e o alho. Quando estiver bem fervido, acrescente o pato em pedaços.

Quando estiver quase pronto, coloque o jambu cozido. Feche a tampa da panela e deixe apurar por alguns minutos. Está pronto o pato no tucupi, que deve ser servido com arroz branco.

 Maniçoba

Maniçoba - Foto: Divulgação Hapvida

Ingredientes:

1 kg de Maniva pré cozida
300g de carne seca
300g de bacon
200g de pé de porco
200g de rabo de porco
200g de orelha
300g linguiça calabresa
10g de folhas de louro

Modo de preparo: Primeiro dessalgue o pé, orelha e o rabo do porco e reserve. Coloque a folha da maniva para cozinhar em água por 3 horas (observação: para o preparo compre a maniva pré cozida (por 7 dias), que é livre de toxinas), após esse período adicione a carne seca, carnes de porco, louro, bacon e a calabresa e deixe cozinhar por aproximadamente umas 2 horas ou até que as carnes estejam bem cozidas. Ao final do preparo sirva a Maniçoba com arroz branco.

 Tacacá

Tacacá - Foto: Rubens Kato

Ingredientes:

2 litros de tucupi
2 maços de jambu
500g de goma de tapioca
500g de camarão seco
1 cebola em pedaço
5 pimentas de cheiro
1 maço de chicória
Sal a gosto
5 dentes de alho
1 maço de cebolinha picada

Modo de preparo: Coloque o tucupi para ferver, depois de levantar fervura comece a colocar a pimenta de cheiro, a cebola, a chicória, a cebolinha e o alho;
Deixe ferver mais um pouco. Enquanto isso, prepare a goma de mandioca; Coloque mais ou menos um litro de água numa panela e ponha no fogo. É preciso derreter a goma em um copo com água antes de jogá-la na panela. E só um detalhe: não pode parar de mexer. Em poucos segundos a mistura engrossa e fica nessa consistência liguenta; Deixe descansando e siga novamente para o caldo do tucuxi; Desligue o fogo e bata uma parte dele no liquidificador com as verduras todas, depois devolva à panela e misture. Por fim, é só colocar as folhas de jambu e servir com os acompanhamentos, como o camarão e a cebola picada. 

Veja mais notícias sobre GastronomiaPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/