Manaus 30º • Nublado
Segunda, 05 Dezembro 2022

Conheça ingredientes exóticos usados na culinária amazônica

gastronomia-amazonia-capa

Ingredientes exóticos fazem parte da cultura alimentar de algumas regiões da Amazônia. Insetos e carnes de animais silvestres são considerados iguarias saborosas, embora a ideia não agrade todos os paladares.

O Portal Amazônia procurou por alguns dos pratos mais diferentes. Conheça:

Foto: Reprodução/Alex Atala

Formigas

Em São Gabriel da Cachoeira, um dos municípios à noroeste do Estado do Amazonas, indígenas e chefs de cozinha utilizam formigas na culinária, a maniwara. A tradição dos indígenas da etnia Baniwa é comê-las torradas, após retirar a cabeça, e comer com beiju ou misturado no caldo de peixe, chamado quinhapira.


Outra espécie apreciada é a saúva, colocada nos alimentos para adicionar sabor picante. Por isso é comumente usada em molhos de pimenta. O sabor delas lembra gengibre e eucalipto. 
Foto: Reprodução/Come-se Blog

Bicho de coco 

O bicho de coco também é conhecido em outras regiões do País como 'gongo', 'tapuru', 'morotó', entre outros nomes. É uma larva de besouro que cresce no fruto de várias palmeiras, mas se alimenta principalmente das polpas dos cocos. No interior do Maranhão, costuma-se fritá-los e acrescentar ao arroz ou na farofa. Em outras regiões ele é comido vivo. 

Foto: Reprodução/Blog Alimentações Estranhas e Bioquímica

Turu, o cupim do mar

Na Ilha de Marajó, no Pará, o turu é um molusco com o corpo comprido, gosmento e branco. É conhecido como o cupim do mar, porque vive em troncos de árvores e barcos. É rico em cálcio e afrodisíaco. Comumente é usado em sopas, frito à milanesa ou no molho de leite de coco. 

Foto: Reprodução/Senac

Jacaré

A carne exótica do jacaré é bastante consumida em Cuiabá, no Mato Grosso. Normalmente é preparado frito, cozido ou grelhado. Também é ofertado em peixarias da região no espeto, com azeite, ou linguiça de jacaré. Existe uma legislação específica para o abate do animal para que a carne tenha a venda legalizada. 

Veja mais notícias sobre CulturaGastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 05 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/