Rondônia e o Papa Francisco: uma conexão especial

Papa Francisco recebe das mãos do arcebispo de Porto Velho, dom Roque, uma obra de arte produzida em Rondônia.

Papa Francisco recebe das mãos do arcebispo de Porto Velho, dom Roque, uma obra de arte produzida em Rondônia. Foto: divulgação

Por Júlio Olivar – julioolivar@hotmail.com

A morte do Papa Francisco trouxe tristeza para o mundo todo. Duas palavras resumem seu legado: tolerância e compaixão. Ele deixou sua marca não apenas na Igreja Católica, mas também em corações ao redor do mundo.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Rondônia tem uma conexão especial com o Papa Francisco. Ele recebeu em Roma o livro “O Papa Francisco e o Meio-Ambiente”, do escritor católico José Dettoni, ex-reitor da UNIR e membro da Academia Rondoniense de Letras. A obra foi entregue pelo arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi.

Além disso, uma pintura a óleo sobre tela da artista Edna Costa, retratando a Catedral de Nossa Senhora do Seringueiro, de Guajará-Mirim, foi entregue ao Papa Francisco, em outra ocasião, por Dom Roque Paloschi.

Papa Francisco recebe das mãos do arcebispo de Porto Velho, dom Roque, uma obra de arte produzida em Rondônia. Foto: divulgação

Leia também: Papa recebeu carta sobre proteção das florestas e dos povos originários das mãos do Cacique Raoni; relembre

O Papa dava importância à região e às suas causas. Ele foi um defensor incansável da questão ambiental e dos direitos dos povos indígenas. Sua empatia e diálogo foram notáveis, inclusive com outras religiões. Francisco sempre enfatizou que todas as formas de opressão e fundamentalismo fazem mal à humanidade. “O diálogo é a ponte que nos conduz à paz e a Deus”, afirmou.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Onça-pintada nas telas: seis produções para conhecer o maior felino das Américas

Da ficção ao realismo selvagem, essas produções revelam diferentes faces desse animal emblemático: feroz, misterioso, ameaçado — e essencial ao equilíbrio ecológico.

Leia também

Publicidade