Rondônia

Rondônia é uma das 27 unidades de federação do Brasil e integra a Região Norte.

Foto: Reprodução/IBGE

Rondônia é um Estado da região Norte do Brasil. A sua história está ligada ao processo de desbravamento do extremo oeste brasileiro, assim como pela exploração de borracha e minérios na Floresta Amazônica. Atualmente, o estado é um grande produtor de soja e carne bovina. Além disso, possui uma infraestrutura formada por equipamentos que contribuem para a economia da região, como a hidrovia Madeira e as usinas hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau. 

O Estado é formado predominantemente por áreas de planícies, com vegetação de Floresta e clima Equatorial. É o terceiro estado mais populoso do Norte brasileiro. Há no estado muitas reservas indígenas, e a população nativa influenciou diretamente nos hábitos e costumes do povo rondoniense.

O atual território de Rondônia foi umas das últimas áreas colonizadas do Brasil. A preocupação com a fronteira do extremo oeste do país aumentou em razão das frequentes invasões por forças estrangeiras, assim como pela indefinição dos domínios territoriais de Espanha e Portugal na América do Sul. Desse modo, por meio da assinatura do Tratado de Madri (1750), Portugal assegurou o território rondoniense, compreendido pelas terras localizadas na margem direita do rio Guaporé. 

O mapeamento do território estadual foi realizado por meio do desbravamento dos rios, importantes vias de transporte do estado, sendo que, no ano de 1781, as fronteiras terrestres foram oficialmente marcadas.

Desde então, o povoamento do estado foi iniciado de maneira efetiva. A exploração de borracha, com a consequente construção da ferrovia Madeira-Mamoré, assim como a exploração de minerais, como o ouro, nos rios rondonienses, foram os dois motores da ocupação territorial do estado. 

O território de Rondônia pertenceu aos estados de Amazonas e Mato Grosso, sendo transformado em território nacional em 1943, com o nome de Território de Guaporé. Já em 1956, o nome do território foi mudado para Rondônia, uma homenagem a um dos desbravadores da região, o marechal Cândido Rondon. Em 1981, o território foi elevado para estado do Brasil.

Redação, com informações do IBGE e Mundo Educação. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Camu-camu é usado para enriquecer farinha de mandioca

Desidratados sob diferentes métodos tecnológicos, os resíduos agroindustriais de frutos de camu-camu, adicionados à farinha de mandioca, incrementaram significativamente os produtos finais.
Publicidade

Leia também

Publicidade