Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Quem são os filhos da Cobra Grande?

Captura-de-Tela-2022-02-01-as-14.56.30

Bastante presente no imaginário popular do amazônida, a Cobra Grande, também conhecida como Boiúna, é uma gigantesca cobra que vive no fundo de rios. Há várias versões de onde ela está adormecida, como em Itacoatiara (AM), Parintins (AM) e até em Belém (PA).

Leia também: Você sabia que existiu uma cobra maior do que a Anaconda na Amazônia?

Seus olhos irradiam uma luz poderosa que atrai pescadores e navegantes que se aproximam e depois se tornam alimento da cobra. Seu hábitat é conhecido como "boiacuquara", que significa "morada da cobra grande".

Contudo, alguns relatos contam sobre a existência dos filhos que a cobra teria tido. O Portal Amazônia conta quem são os filhos de Boiúna.

Foto: Reprodução/Lorena Herrero/Twitter-HETthePumpking 

A lenda sobre os filhos de Boiúna conta que um certo dia, uma índia ficou grávida da Cobra Grande e dessa relação nasceram um casal de crianças gêmeas: Honorato (há quem chame de Nonato) e Maria. 

Leia também: Lendas amazônicas: Onde estão as cobras grandes da Amazônia?

Porém, a índia assustada com a aparência das crianças-cobras não queria a responsabilidade de criar os filhos e, com o intuito de se livrar deles, jogou-os no rio. No entanto, nenhuma das duas crianças morreram e acabaram crescendo sozinhas como enormes cobras d'água.

Personalidades distintas

Os gêmeos possuíam personalidades muito diferentes. De jeito calmo e sereno, Honorato não fazia nenhum mal a ninguém. Já sua irmã, Maria, possuía um lado perverso com pessoas e animais. Com tantas crueldades praticadas por Maria, seu irmão decidiu matá-la e por um ponto final naquilo. 

Mas esse não era o único problema na vida de Honorato. Em noites de luar, ele perdia seu encanto e adquiria forma humana, vivendo normalmente em terra, como um rapaz, do jeito que sonhava. 

Ribeirinhos, indígenas e pessoas que contam a lenta, afirmam que para que o feitiço dele fosse quebrado e ele pudesse viver normalmente como humano, era preciso que alguém derramasse leite na boca da enorme cobra e fizesse um ferimento em sua cabeça até sair sangue.

Ninguém tinha coragem de enfrentar a enorme cobra, até que um dia um soldado de Cametá (PA) conseguiu libertar Honorato de seu encanto terrível e ele passou a ter uma vida comum como um homem e sua família.

...

Conheça as lendas da Amazônia que mexem com imaginário popular - Portal Amazônia

O folclore brasileiro é rico em histórias. Quem nunca ouviu de seus avós ou pais, as fantásticas lendas que cercam o imaginário do amazônida?

Veja mais notícias sobre Notícias.

Veja também:

 

Comentários: 1

Henrique Brasil Juan em Segunda, 11 Abril 2022 09:04

Mais e sobre Maria??

Mais e sobre Maria??
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/