Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Dezembro 2021

Parintins

blog_aerea-cidad_20210823-140059_1
Foto: Divulgação

Parintins, cidade fundada em 1796, por iniciativa do militar português José Pedro Cordovil, que veio com seus escravos e agregados dedicar-se a exploração da pesca e a agricultura nas terras doadas por Dona Maria I, rainha de Portugal.

Assim como as demais histórias dos municípios da Amazônia, as terras eram habitadas pelos indígenas Tupinambás, então, José Pedro Cordovil batizou a sesmaria de Tupinambarana ("tupi não verdadeiro"), onde se dedicou à essas atividades, tendo fundado também uma fazenda de cacau, que posteriormente doou à Dona Maria I.

Em 14 de março de 1853, a cidade de Parintins foi instalada e em 24 de agosto de 1858 foi criada pela lei provincial a comarca, compreendendo os termos judiciários de Vila Bela da Imperatriz e Vila Nova da Conceição. Em 30 de outubro de 1880, pela lei provincial nº 499, a sede do município recebeu foros de cidade e passou a denominar-se Parintins. 

Parintins é a segunda maior cidade do Amazonas, com uma população de 114.273 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019. A cidade apresenta um clima tropical com a temperatura média de 30ºC durante a estação das chuvas, que vai de dezembro a maio e no verão ocorre de junho a novembro, com temperatura média próxima aos 38ºC.

A economia de Parintins está voltada ao turismo, comércio, agropecuária, pesca, extrativismo e indústria. O Festival Folclórico de Parintins é a festa mais popular do município e a maior vitrine da cultura amazonense, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

A festejo ocorre desde 1.965 e é muito popular na região, atraindo também, pessoas de todo Brasil e de outros países. Tradicionalmente é realizada no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, em Parintins. O local mais conhecido como Bumbódromo, possui o formato de cabeça de boi e tem capacidade de reunir 35 mil pessoas.

Como chegar em Parintins

Avião – Diariamente há voos diretos Manaus-Parintins, que podem durar de 45 minutos a 1 hora, dependendo da aeronave. No período do festival, por conta da demanda, aumentam consideravelmente o número de voos diários. 

Barco – Navegando a favor da correnteza do rio Amazonas, a viagem de Manaus a Parintins demora de 14 a 18 horas, dependendo do tamanho da embarcação. O retorno é um pouco mais demorado, entre 24 e 30 horas. Os barcos têm capacidade de levar até passageiros e oferece serviços de camarotes, locais para amarração de redes, refeições a bordo, área de lazer e serviços de bar. Durante o período do festival, os barcos ficam ancorados na orla de Parintins e funcionam como barcos-hotéis.

Lancha Expresso – Outra opção muita usada pelos passageiros são as viagens através das lanchas rápidas ou expresso, com capacidade de até 90 pessoas. Esse tipo de embarcação é semelhante a um ônibus fluvial e faz o mesmo percurso até Parintins em aproximadamente 8h.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZP.

Veja também:

 

Comentários: 1

Francely Cativo em Segunda, 18 Outubro 2021 14:31

Parintins foi fundada em 15 de outubro de 1852 (169 anos). Favor corrigir.

Parintins foi fundada em 15 de outubro de 1852 (169 anos). Favor corrigir.
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/