Distribuição geográfica: você sabe onde é possível encontrar onça-pintada no Brasil?

Historicamente, a onça-pintada ocupava uma vasta área que ia do sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, porém, essa distribuição se reduziu consideravelmente.

Foto: Reprodução/ICMBIO

A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida como onça-preta (quando apresenta melanismo), é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas do tigre e do leão. Com até 158 kg e mais de 2 metros de comprimento, esse predador é símbolo de força e equilíbrio ecológico. No entanto, sua presença nas paisagens naturais tem diminuído drasticamente.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

De acordo com dados da WCS Brasil, historicamente, a onça-pintada ocupava uma vasta área que ia do sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Com o avanço do desmatamento, da expansão agropecuária e da caça ilegal, essa distribuição se reduziu consideravelmente.

Hoje, a espécie é encontrada principalmente na América Central e em boa parte da América do Sul, sendo o Brasil o país com a maior população remanescente.

Leia também: Maior felino das Américas, ótima nadadora e de família? Descubra 6 curiosidades sobre a onça-pintada

Foto: Gustavo Figueirôa/SOS Pantanal

Presença nos biomas brasileiros

Apesar de ainda ocorrer em quase todos os biomas brasileiros, com exceção dos Campos Sulinos, a distribuição da onça-pintada no país é bastante fragmentada. As maiores populações estão concentradas em áreas onde há continuidade de habitat natural, como a Amazônia e o Pantanal.

Leia também: Onças pintadas são diferentes na Amazônia e no Pantanal

Amazônia

É onde se encontra a maior população contínua da espécie. A onça-pintada habita regiões com vegetação nativa preservada, mas sofre pressão na região conhecida como “arco do desmatamento” — que inclui o leste e sul do Pará, oeste do Maranhão, norte do Mato Grosso e Rondônia.

Leia também: Estudo inédito estima existência de mais de 6,3 mil onças-pintadas em áreas protegidas da Amazônia

Pantanal

Cerca de 47% do bioma ainda abriga populações da espécie, em especial fora das áreas mais impactadas pelo assoreamento e alteração hidrológica, como o Leque Aluvial do Rio Taquari. O Pantanal é um dos melhores locais para a observação da onça na natureza.

Cerrado

Foram identificadas 11 subpopulações distribuídas em áreas ainda conservadas. A estimativa é que elas ocupem cerca de 582 mil km². Apesar disso, a fragmentação do habitat é uma ameaça constante.

Caatinga

A presença da onça-pintada nesse bioma semiárido é rara e ameaçada. Existem cerca de cinco subpopulações conhecidas, que juntas ocupam apenas 10% da área da Caatinga.

Mata Atlântica

É um dos biomas mais críticos para a conservação da espécie. As onças-pintadas estão praticamente restritas a unidades de conservação, em uma área estimada em 30 mil km², muito pouco considerando a extensão original da floresta.

Foto: Gustavo Figueirôa/SOS Pantanal

Ameaças e conservação

A principal ameaça à onça-pintada é a perda de habitat, provocada pelo avanço do desmatamento e da agropecuária. Além disso, a caça retaliatória por parte de criadores de gado ainda é comum, especialmente em regiões onde o contato entre fauna silvestre e áreas rurais é frequente.

Diversas instituições, como o ICMBio e ONGs ambientais, desenvolvem ações de monitoramento, manejo e educação ambiental para garantir a sobrevivência da espécie. A criação de corredores ecológicos entre áreas protegidas é uma das estratégias mais eficazes para conectar populações isoladas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade