Onça-pintada domesticada por fazendeiro de Mato Grosso é enviada para Goiás

O animal era mantido, desde filhote, em uma fazenda com vida livre e comportamento dócil.

Foi realizada no Mato Grosso a contenção e destinação de uma onça-pintada (Panthera onca) para a reserva do Instituto Nex, em Goiás, na última semana. O animal era mantido, desde filhote, em uma fazenda em Cáceres (à 219 km de Cuiabá), com vida livre e comportamento dócil. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Batalhão de Policia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).

A retirada do animal foi necessária devido a aproximação com humanos do entorno, o que facilita uma possível caça do animal, que está em extinção. Conforme os responsáveis pela área, ainda filhote, a onça foi resgatada após incêndios no ano de 2020, e desde então, é alimentada por humanos. Denominada de ‘Marruá’ pelos moradores da fazenda, a onça é fêmea e tem aproximadamente dois anos de idade.

Foto: Reprodução/Sema-MT

“Pelo fato dela estar muito dócil e domesticada não será possível a soltura em habitat natural. Por enquanto, ela ficará em um recinto sob a guarda do Instituto Nex”, explica Fernando Siqueira, gerente de Fauna da Sema-MT.

A secretaria orienta que quem encontrar filhotes de animais silvestres – ou até mesmo animais adultos que estejam em ambienta urbano, ou com ferimentos – entre em contato com a Sema ou o Batalhão Ambiental para a retirada do animal. “Orientamos que seja feita a entrega voluntária do animal para que passe pelos cuidados necessários e seja dada a destinação correta”, conta.

Para realizar denúncias ou solicitar o regate ou entrega voluntária de animais basta entrar em contato com a Sema-MT pelo telefone 0800 065 3838.

Foto: Reprodução/Sema-MT

O Instituto de Preservação e Defesa de Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (NEX) possui um refúgio onde os felinos resgatados com ferimentos ou em situação de risco são acolhidos e cuidados. As tratativas para a destinação do animal também contaram com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos (CENAP).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade