Aprenda a receita da famosa paçoca de Roraima

A iguaria, diferente da paçoca doce, feita de amendoim, é salgada e feita à base de carne seca e farinha de mandioca.

Todos os anos, a capital de Roraima é presenteada com a ‘maior paçoca do mundo’. O prato é típico do nordeste, mas ganhou fama em Boa Vista. A iguaria, diferente da paçoca doce, feita de amendoim, é salgada e feita à base de carne seca e farinha de mandioca. 

O Portal Amazônia te apresenta o passo a passo desta receita fácil e deliciosa. Confira:

Ingredientes para 2 kg de Paçoca 

1 kg de Farinha de Mandioca (amarela)
1 kg de Carne Seca (também chamada de carne de sol)
1 litro de óleo ou gordura animal
1 cebola média

Modo de Preparo 

O primeiro passo é cortar toda a carne em tiras (bem uniforme). Com tudo cortado é hora de ir pro fogão. O óleo deve ser aquecido por pelo menos 5 minutos. Depois a carne vai para a panela e pra dar tudo certo o óleo deve cobrir toda a carne.

É hora de fritar por pelo menos 30 minutos e ficar sempre de olho para ver se a carne está no ponto certo. Nem mal passada e nem ressecada demais. Retirada da panela, a carne deve escorrer bem para ficar sem muito óleo. Depois é hora de ir pra balança.

A quantidade de carne deve ter o mesmo peso da farinha, isso vai influenciar bastante. Então é hora de amaciar a carne e a farinha. No pilão é o momento de amassar os dois por 10 minutos. O prato é servido comumente com uma banana prata.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade