Manaus 30º • Nublado
Terça, 04 Outubro 2022

Portal Amazônia responde: ilha realmente apareceu no Rio Negro em frente à Praia Ponta Negra?

A página de humor 'Manaus Vida Loka' postou em uma rede social uma foto que mostra uma ilha próximo à praia da Ponta Negra, que é banhada pelo Rio Negro, em Manaus (AM). Logo, os internautas encheram a sessão de comentários, a maioria ironizando a ilha.

"Do nada apareceu uma ilha no meio do Rio Negro em frente à Ponta Negra. Que lombra é essa?", escreveu o administrador da página de humor. Na imagem é possível ver uma ilha com vegetação e uma árvore, já no fundo estão alguns prédios que se assemelham aos da Ponta Negra.

Foto: Reprodução/Instagram-Manaus Vida Loka

A equipe do Portal Amazônia mostrou a postagem para o pesquisador e professor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), José Camilo, que já colaborou com várias matérias envolvendo os segredos dos rios da Amazônia (os links estão no fim da matéria). A resposta do especialista foi direta: "não deve ser real".

De acordo com Camilo, uma ilha não "surge" com árvore. "O Rio Negro não tem velocidade para desaprender bloco de vegetação. Para aparecer uma ilha como a da imagem, devia ter um movimento interno para erguer a rocha, porém, sem vegetação", explicou.

Ilhas rochosas

Existem ilhas rochosas que aparecem em frente aos municípios de Manacapuru e Parintins que são obras da dinâmica do Rio Amazonas. "Chamamos de geomorfologia fluvial, onde os sedimentos são depositados durante vários anos no fundo do rio até emergir. Porém, pode demorar para aparecer vegetação", contou o especialista.

Como os rios Amazonas e Solimões são rios em formação, essa dinâmica é muito mais propícia. De acordo com o pesquisador, outro fator que ajuda na formação de ilhas é o fenômeno das terras caídas. "É mais fácil uma ilha aparecer próximo a municípios banhados pelos rios Amazonas e Solimões, porque eles transportam sedimentos, diferente do Rio Negro que não faz tal movimentação", afirmou.


Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 04 Outubro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/