Manaus 30º • Nublado
Segunda, 15 Abril 2024

Conheça o museu em Manaus que homenageia Tiradentes, patrono das polícias militares no Brasil

Símbolo da Inconfidência Mineira - quando conspiradores mineiros planejavam o fim da dominação portuguesa no País -, o feriado de 21 de abril marca o dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele fez parte do movimento anticolonialista e queria a instalação da República no Brasil. Foi enforcado e esquartejado por traição à coroa em 1792 e a República só foi proclamada quase 100 anos depois, em 1889.

Entre as profissões exercidas por Tiradentes, além de dentista (daí o nome pelo qual ficou conhecido), também foi minerador, comerciante e militar. E somente em 9 de dezembro de 1965, o dia 21 de abril foi considerado feriado nacional, instituído pelo então presidente Castelo Branco, por meio da Lei n.4.897.

Mas apesar de Tiradentes ser mineiro, em Manaus (AM) há um museu em homenagem a ele, que é considerado patrono das polícias militares no Brasil. 
Museu Tiradentes. Foto Michael Dantas/SEC AM

De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, "o Museu Tiradentes acolhe a história da corporação militar do Estado do Amazonas, com mobiliários de época no estilo manuelino, restaurados para estruturar o Salão do Gabinete do Comandante Geral, além de abrigar, no arquivo integrado, livros de registros individuais dos membros da corporação".

O espaço também conta com a exposição 'Flagrantes da História', com apresentação de armamentos, armaduras, uniformes, distintivos, documentos, fotografias e equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros, além de vídeos de eventos festivos.

Também retrata alguns fatos históricos ocorridos em Manaus, com a atuação da Corporação de Bombeiros, além de vestimentas e equipamentos utilizados em combate.

O Museu Tiradentes foi organizado e inaugurado em 1974. Em 2009 voltou para sua primeira sede no antigo prédio do Comando Geral da Polícia Militar, hoje Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, s/n°., no Centro da capital amazonense.

Acompanhe uma visita virtual ao museu: 

A SEC informa que o acesso aos espaços administrados pela pasta só será permitido mediante a apresentação da carteira de vacinação contra Covid-19 e o uso de máscara é obrigatório.

O museu pode ser visitado de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e a entrada é gratuita. Para mais informações: (92) 3631-6047 ou pelo e-mail .


Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 15 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/