Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Agosto 2022

Portal Amazônia responde: o que é o equinócio?

O calendário Gregoriano, usado no Ocidente, foi elaborado com base no tempo em que o planeta leva para conseguir dar uma volta completa em torno do Sol, a translação, em 365 dias. Esse período convencional de um ano foi dividido em quatro estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

A Terra possui um eixo de inclinação em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol. O equinócio é um fenômeno astronômico associado à essas estações e representa o momento em que nenhum dos polos da Terra está inclinado em relação ao Sol, ou seja, a luz dele incide direta e uniformemente sobre a linha do Equador, a linha imaginária que divide o planeta.

Foto: Reprodução/Secom AP

O fenômeno acontece duas vezes por ano - o Equinócio de Primavera e o Equinócio de Outono -, e os dias e noites alcançam a mesma duração: 12 horas. É ele o responsável por marcar o início do outono e da primavera nos Hemisférios Norte e Sul. O outono no Hemisfério Sul inicia em 20 ou 21 de março; e a primavera em 22 ou 23 de setembro.

Na Amazônia, o Amapá é o Estado onde passa a linha do Equador e possui até um monumento: o Marco Zero do Equador, em Macapá. Ele foi inaugurado em 1987 e é um obelisco de 30 metros de altura que, durante o Equinócio, o sol preenche a abertura circular em seu topo. Foi construído para marcar a passagem exata da linha do Equador sobre a cidade e é um importante ponto turístico local.


Veja mais notícias sobre AmazôniaAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/