Queridinhos dos amazônidas, pupunha e tucumã também fazem bem para a saúde

Frutos são tradicionalmente consumidos no café da manhã ou lanche da tarde, mas consumo deve ser moderado.

A Amazônia é um lugar rico em frutos com sabor ímpar. Basta visitar as feiras das cidades que os cheiros se sobressaem e os sabores conquistam. E entre os produtos mais consumidos, principalmente no café da manhã ou lanche da tarde, estão a pupunha e o tucumã.

Mas muito além de agradarem os paladares, ambos proporcionam vários benefícios para a saúde, como explica a nutricionista Adriane Araújo, que atua na Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), no Amazonas. 

O tucumã é um alimento especial para o amazonense. De tão querido, tornou-se o ingrediente principal do popular sanduíche “x-caboquinho“. E não para por aí, ele vai bem com a tapioca e inúmeras outras receitas.

Mas o tucumã não é só uma frutinha gostosa. De acordo com a nutricionista, o fruto é rico em nutrientes: “Além do sabor incomparável, o tucumã é rico em ômega-3, tendo um alto poder antioxidante que é responsável por prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico. Ele também é rico em vitamina A, beneficiando a saúde da vista, tendo essa vitamina 90 vezes mais que o abacate e três vezes superior à cenoura”.

Foto: Reprodução/ADS

Além disso, ressalta Adriane Araújo, o tucumã possui altos teores das vitaminas B e C, que fortalecem o organismo, a saúde da pele, melhorando a circulação sanguínea, combatendo infecções por bactérias e fungos, e diminuindo o colesterol ruim.

“Porém o tucumã não deve ser usado de forma exagerada, pois devido seu alto valor calórico, pode resultar em ganho de peso. Para aproveitar bem os benefícios do tucumã, basta consumi-lo com moderação”, destacou.

Foto: Fernando Sette

Já a pupunha, para muitos amazonenses, é a combinação perfeita com aquele café passado na hora. E também possui inúmeros benefícios: “A pupunha é uma ótima fonte de ferro, potássio e cálcio. Esses minerais são indicados, respectivamente, para a saúde do coração, dos músculos e ossos. Além de ser fonte de minerais importantes, a pupunha também é rica em fibras alimentares. Por isso, ela concede mais saciedade e ajuda no funcionamento do intestino”, explicou a nutricionista.

A profissional acrescentou que para quem precisa perder peso, por exemplo, pode incorporar essa fruta ao dia a dia. “Em forma de suco, in natura ou até mesmo como geleias. São muitas as alternativas possíveis para o consumo da pupunha”, destacou.

Ela afirma que um dos pontos interessantes da pupunha é a grande concentração das vitaminas A e C, que fortalecem a imunidade contra agentes infecciosos e é fundamental para a saúde da visão.

“A vitamina A, em especial, é importante para a saúde dos olhos, pois atua protegendo a córnea contra problemas como catarata. Os antioxidantes presentes na fruta são importantes para fortalecer o sistema imunológico e, ao mesmo tempo, combatem o envelhecimento celular”, pontuou Adriane.

Ela alertou ainda que, como todos os demais tipos de alimentos, é importante o consumo moderado desses frutos. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cientistas avaliam como répteis e anfíbios lidam com mudança climática em ilha de Roraima

Expedição à Estação Ecológica de Maracá coletou mais de 400 espécimes para investigar como esses animais lidam com o aumento da temperatura previsto para as próximas décadas.

Leia também

Publicidade