Conheça a composição nutricional e benefícios desses alimentos.
Tucumã, açaí, buriti, pupunha e taperebá são frutas bem conhecidas e bastante consumidas pelos Amazonenses. Mas, quando o assunto é dieta, a escolha pode mudar e as frutas tão amadas às vezes passam a ser tratadas como vilãs, sendo umas das primeiras a serem cortadas da alimentação. Mas será que esse comportamento é certo?
Segundo especialistas, essas frutas são injustamente rejeitadas por causa da fama de serem gordurosas, porém a gordura encontrada nesses alimentos é altamente benéfica à saúde. Entre as frutas mais polemizadas com relação à dieta estão o tucumã e a pupunha.
Conheça alguns benefícios encontrados nesses alimentos:
Tucumã
Rico em ômega-3 (gordura que ajuda a combater o colesterol ruim), auxilia no combate ao diabetes, rico em flavonoides (agem como antioxidantes capazes de reagir aos radicais livres), auxiliam no bom crescimento da unha e capilar.
Segundo nutricionistas, a ingestão desse alimento de forma moderada pode até ajudar na prevenção do câncer intestinal.
“Tucumã é uma boa fonte de fibras, Vitaminas A B, C1, e melhora também a circulação sanguínea”.
Pupunha
Ao contrário do que muitos pensam, a pupunha não é um alimento rico em gordura, mas sim rico em fibras. Rica em antioxidantes, por possuírem alto teor de carotenoides auxiliam na prevenção de doenças degenerativas.
Além disso, essas mesmas substâncias são essenciais para realizar a síntese de vitaminas A, sendo por isso também de pró-vitamina A, o que faz da pupunha uma das mais ricas dentro da biodiversidade brasileira.
A pupunha é rica em propriedades antioxidante, que são ideais para combater o envelhecimento precoce das células, deixando a pele mais jovem e firme. A presença dos carotenoides, facilitam a síntese de vitamina A no organismo.
Por ser rica em fibras alimentares e pobre em gorduras, a pupunha também pode melhorar o funcionamento do sistema digestivo, prevenindo constipações e distúrbios estomacais.
Ainda pela presença da vitamina A, o fruto também ajuda a melhorar a visão e a saúde dos olhos em geral, prevenindo doenças como catarata e degeneração macular, muito comuns em idosos.
Outras frutas como taperebá, açaí e buriti também se encaixam nesse quesito de frutas não muito bem-vindas por aqueles que fazem dieta.
Taperebá
Alta concentração de vitamina C, rico em fósforo, ajuda no ganho de massa muscular, possui ferro que combate a anemia.
A fruta é fonte de cálcio, magnésio, potássio, minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos. O potássio também apresenta melhorias na nossa saúde circulatória, ajudando na circulação sanguínea e prevenindo o entupimento de artérias.
Previne a anemia: Rico em ferro, o taperebá ajuda a prevenir a anemia. A doença reduz consideravelmente o número de células vermelhas e saudáveis no sangue, dificultando a circulação e a distribuição de oxigênio para os órgãos. A principal característica da anemia é a fraqueza e a fadiga, para isso, é indicado o consumo de alimentos ricos em ferro e de preferência, combinados com a vitamina C, aumentando a absorção do mineral.
Para quem deseja perder uns quilinhos para o verão, a fruta está ai para contribuir. O taperebá possui baixo teor calórico, por isso pode ser ingerida sem culpa. Associe o consumo da fruta com a prática de atividades físicas para obter os resultados desejados.
Para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, o cajá é uma ótima indicação para controlar esses incômodos: Por atuar nos hormônios femininos, já que contém vitaminas A, B e C, a fruta ajuda a prevenir as oscilações de humor que ocorrem no período da TPM”, analisam especialistas.
Açaí
Fonte de vitamina B1, ômega-9, ômega-6, proteína, ferro, fibra, cálcio e potássio. É antioxidante, combate a osteoporose, auxilia no funcionamento do sistema imunológico, combate problemas cardíacos e a velhice precoce.
“O açaí, apesar de ser muito procurado por quem pratica atividade física, principalmente por quem faz musculação, ele ainda é excluído por quem quer perder peso. Claro que, por possuir muito carboidrato, ele engorda sim, mas entra a questão do consumir consciente e sem exageros. Também não indico para quem é diabético, tem que ser consumido com cautela, pois pode subir o colesterol e aumentar a taxa glicêmica no sangue”.
Para os especialistas, verificar bem o produto antes de consumi-lo é um cuidado que tem de ser levado em conta na hora da escolha do açaí, pois em alguns casos o alimento estão alterados com substâncias que podem aumentar ainda mais o teor calórico do alimento.
Muita gente não sabe, mas o açaí também é um ótimo aliado do coração. Isso porque ele possui boas quantidades de antocianina, nutriente responsável pela sua coloração roxa. Essa substância evita a degeneração celular, o que por si só já impede o aparecimento de problemas cardiovasculares. Mas além disso, o açaí é praticamente uma concentração de polifenóis, que por sua vez aumentam o fluxo sanguíneo do coração, permitindo que ele continue saudável e resistente.
Fruta ajuda a tratar distúrbios!
Um estudo feito por pesquisadores brasileiros e canadenses, respectivamente da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de Toronto, mostra que o açaí também pode combater a bipolaridade. A análise chegou à conclusão que o extrato da fruta consegue resolver uma disfunção que ocorre dentro da célula na área responsável por produzir energia para o cérebro. Além disso, a pesquisa revelou que o açaí é indicado para o sistema nervoso de uma forma geral, já que também evita o surgimento de outros distúrbios, além de reduzir a dor de cabeça.
Seu consumo facilita o ciclo menstrual !
O açaí é uma fruta rica em sais minerais, possuindo, por exemplo, boas quantidades de ferro e de fósforo. Mas é o seu cálcio que reduz os transtornos das mulheres durante seu ciclo menstrual. Isso porque ele previne sensações incômodas, como cãibras e inchaços. Mas além disso, seus outros nutrientes evitam problemas como a anemia, irritabilidade e até a arritmia.
Buriti
Contribui para saúde da visão, ajuda a prevenir o câncer, energético natural, ajuda na cicatrização, contém vitamina A, atua contra a queimaduras, combate rugas, hidrata pele seca.
“Uma fruta riquíssima no que diz respeito ao combate de tantos males, não há necessidade de se privar do consumo desse alimento”.
O óleo puro é usado para tratar queimaduras e feridas devido à sua capacidade para promover o desenvolvimento de tecido cicatricial e suavizar a pele.