Manaus 30º • Nublado
Domingo, 04 Dezembro 2022

Entenda o que é a queima prescrita, que ocorre em parques nacionais da Amazônia

O Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, no Pará, realizou sua primeira queima prescrita este mês. A queima prescrita é uma técnica que faz parte do manejo integrado do fogo, a principal estratégia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para prevenir incêndios sobre a vegetação.

Criada em junho de 2017, a unidade paraense é cortada pelo Rio Parauapebas. A parte leste tem histórico antropizado, ou seja, com presença de atividades humanas como agricultura e pecuária. Depois da criação do parque, a área leste foi alvo de incêndios de grandes proporções como o que ocorreu no mesmo ano em que o parque foi instituído, e que atingiu 10 mil hectares. Já em 2020, incêndios simultâneos afetaram a UC, o que impulsionou a criação de uma brigada própria.

A capacitação foi fornecida pelos instrutores Uéslei Pedro, ponto focal da temática fogo da Gerência Regional Norte (GR 01), e Bianca Zorzi, gerente de fogo do Parque Nacional da Serra da Canastra, unidade que possui larga experiência na implementação do Manejo Integrado do Fogo. O Parque possui, ao todo, 13 agentes temporários ambientais, um deles responsável pela direção de um veículo ABTF.

Foto: Reprodução/ICMBio

Combustível

Antes da capacitação, foi realizado um levantamento da disponibilidade de "combustível" que, neste caso, é formado por folhas secas, galhos, troncos. Este estudo é necessário porque um dos fatores que facilitam a propagação do fogo é a quantidade de combustível que ficam sob a vegetação e, na época de incêndio, espalham as chamas.

Na queima prescrita, há o consumo desse combustível acumulado, de forma que na época de estiagem exista menos material inflamável para queimar.

Prevenção em todo o País

Além do estreante Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, as unidades "veteranas", estão com as atividades de prevenção a todo o vapor. Até o momento, mais de 170 ações deste tipo já foram realizadas em todo o Brasil.

No Mato Grosso, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está em mais um ciclo preventivo. Por lá, atrativos próximos às regiões do Morro São Jerônimo, Casa das Conchas, Quebra Gamela e Cidades das Pedras serão protegidos graças às atividades de queima prescrita.


Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 04 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/