Manaus 30º • Nublado
Sexta, 31 Março 2023

O pioneirismo do rádio no Brasil e a comunicação que transforma a Amazônia

O rádio é fonte de informações jornalísticas e as notícias são transmitidas com rapidez, sendo um meio que estimula a imaginação, emoção humana, tendo como objetivo comunicar. Esse veículo de comunicação se modernizou ao longo de sua história e ainda continua fazendo parte da vida de muitos brasileiros.

As emissoras de rádio têm contribuído com muitas cidades e comunidades na Amazônia, por meio da transmissão de boletins de notícias, jornais, entrevistas, reportagens, coberturas especiais, propagandas, serviços de utilidade pública, buscando cada vez mais a comunicação que transforma a Amazônia, no sentido de proporcionar aos amazônidas o direito à informação de qualidade, de forma rápida e acessível.

O pioneirismo das emissoras de rádio, em particular a importância do rádio no ano que celebra 100 anos de funcionamento no Brasil, é ressaltado com muita expressividade na produção artística de Mikéliton Alves.

Homenagem ao rádio no Brasil. Foto: Mikéliton Alves

Mikéliton foi um dos artistas convidados pela Rede Amazônica de Televisão para participar do Concurso promovido pela ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, em homenagem ao Centenário do Rádio no Brasil. Cada Unidade da Federação recebeu três rádios no formato capelinha e escolheu três artistas para pintá-los.

O desafio é transformar o aparelho de rádio por meio da arte, mostrando o rádio que mais representa o estado de Rondônia. E Mikéliton concorre com a MOSTRA RÁDIO EM MOVIMENTO – EPOPEIA RONDÔNIA – A TERRA DO ELDORADO, dando ênfase à valorização do rádio em Rondônia, o qual cresceu e se modernizou ao longo de sua história, encurtando distâncias e contribuindo para a comunicação que ultrapassa fronteiras na Amazônia.

100 anos do rádio no Brasil. Foto: Mikéliton Alves

Por meio dos clubes e/ou sociedades de amigos a novidade da comunicação proporcionada decorrente da chegada do rádio tornou-se uma inovação histórica, dentre as quais se destacaram: Rádio Clube de Pernambuco, Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, Rádio Educadora Paulista, Rádio Sociedade da Bahia e a Ceará Rádio Clube.

Entre as emissoras, a Rádio Clube do Brasil (RJ) – a PRA-3 foi a primeira inaugurada em 1924. Depois disso, surgiram emissoras de rádio por todo o Brasil, a exemplo de Porto Velho com a Rádio Caiari, emissora idealizada pelo Padre Vitor Hugo na metade de 1960.

Conheça o artista plástico

Mikéliton Alves é autodidata, natural de São Mamede, sertão paraibano e reside em Porto Velho/RO desde 2009. Mikéliton iniciou sua atividade nas artes em 1998, na cidade de João Pessoa/PB, quando sua primeira pintura intitulada: "Pão Nosso de Cada Dia" foi adquirida pelo Jornalista Luiz Augusto Crispim, então Secretário de Educação do Estado e sua segunda pintura: "As Três Marias do Sertão" pelo Dr. Paulo Barreto, então Superintendente da LOTEP.

Amante das viagens e da natureza, assim como da pintura, desde 2006 o artista se dedica a viajar pelo Norte do Brasil retratando com seu estilo original a vida urbana, rural e ribeirinha da Amazônia brasileira.

O artista já residiu e criou coleções sobre as cidades de Boa Vista, Rio Branco, Palmas /TO e Porto Velho/RO, onde decidiu morar em meio a natureza e desenvolver o seu estilo. Sua filosofia de trabalho é tornar suas pinturas e ilustrações ferramentas de resgate e ressignificação dos nobres valores amazônicos. Atualmente, realiza exposições individuais de pintura, ilustrações digitais e projetos artísticos para empresas e instituições do país e do exterior.

Destaca-se pela produção artística voltada para a valorização da história de Rondônia, da cultura amazônica, tendo lançado no final de junho o livro Epopeia Rondônia, que é composto por textos curtos, coloridos e ilustrados pelo próprio artista plástico, com tradução integral para LIBRAS, pensando na inclusão, integração e desenvolvimento das crianças e adolescentes surdos.

Artista plástico Mikéliton. Foto: Mario Venere

Saiba o que tem na MOSTRA RÁDIO EM MOVIMENTO - EPOPEIA RONDÔNIA – A TERRA DO ELDORADO clicando no link: https://mikeliton.com/mostraradioemmovimento/

No site você poderá baixar gratuitamente uma série de artes composta por desenhos para colorir, pôsteres, papel de parede para notebooks, figurinhas para WhatsApp e wallpapers que valorizam a cultura de Rondônia.

A obra Epopeia Rondônia estará disponível para votação online, no período de 5 a 25 de setembro, no site da ABERT e o finalista estadual terá sua obra exposta no Museu Nacional de Brasília, durante o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão que acontecerá em novembro desse ano.

Que esta experiência artística de Olhar Amazônia, com pertencimento e valorização da importância do rádio em Rondônia, possa ser multiplicada para a definição de campos possíveis de ação nas políticas públicas destinadas às populações da Amazônia. Continue nos acompanhando e envie suas sugestões no e-mail: .

Sobre a autora

Lucileyde Feitosa é professora, Pós-Doutora em Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho/Portugal), Pós-Doutora em Geografia pela Universidade do Minho/Portugal, Doutora em Geografia/UFPR, Integrante do Movimento Jornalismo e Ciência na Amazônia e colunista da Rádio CBN Amazônia/Porto Velho.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista


Veja mais notícias sobre Amazônia Ribeirinha.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 31 Março 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/