O Festival de Cozinha Acreana foi aberto na noite desta quinta-feira (20) no restaurante Universal Diner, em Brasília. A chef Mara Alcamim apresentou um menu degustação em sete etapas para um público de jornalistas, acreanos e brasilienses. O festival se estende até o sábado (22).
A ideia do festival nasceu de duas imersões que a chef realizou no Acre envolvendo formação e pesquisa. A última foi recentemente e serviu para consolidar o projeto. Mara realizou uma incursão de quatro dias com cozinheiros e chefs locais da região. A resultado foram as receitas servidas no festival.
“Busquei preservar a identidade e os autores. No menu os nomes dizem tudo. Por exemplo, o Risoto de Pato com Tucupi e Confit, do restaurante Point do Pato, comandado pela chef Socorro Jorge, os demais seguem a mesma linha. A ideia é de que quando a pessoa chegar a Rio Branco ou estiver lendo uma revista ela irá dizer: ‘olha eu comi esse prato dela’”, explicou a chef.
Das imersões brotaram um carinho especial pelas pessoas do lugar e todo o projeto desenvolvido para promover o setor. “Incrível o Acre. Encontrei pessoas maravilhosas que te recebem com uma gentileza única, te convidam pra tudo e acolhem como ninguém. O que a Marlúcia, o governo estão semeando ao promover gastronomia tenho certeza que bons frutos virão”.
Durante o evento, a primeira-dama do Acre, Marlúcia Cândida foi convidada a apresentar o programa de gastronomia a um grupo de jornalistas. Ela falou das ações que vêm sendo desenvolvidas para o setor contextualizando sua riqueza cultural e sabores que misturam influências dos colonizadores e nativos.
“O Acre tem algo de especial que é o acolher as pessoas de braços abertos. O resultado são essas positivas ações e projetos. O governo tem trabalhado no sentido da criação de uma política para investir e promover a gastronomia local como cultura alimentar e de hospitalidade, buscando promover a formação, a identidade acreana, com vistas ao empreendedorismo e à sustentabilidade”, explicou.
Entre um prato e outro saboreado, a colunista Liana Sabo do Correio Brasiliense, reconhecida como um ícone do jornalismo gastronômico do país, mostrou interesse em conhecer o estado. “Estou muito curiosa em ver de perto toda essa diversidade. Amei as receitas”, disse.
Menu degustação
Para compor o menu, Mara trouxe produtos como a farinha de Cruzeiro do Sul, os peixes pirarucu e filhote, pimentas olho de peixe e de cheiro, tucupi e banana comprida.
O menu degustação apresenta o Couvert do Líbano, da chef Sibelle Khalil, do Restaurante La Nonna, composto por charuto de couve; Pirão de Galinha Caipira, da chef Dona Alzira, da Pensão da Mãezinha, uma barraca que fica no Novo Mercado Velho; a Baixaria, especialidade de Antônia Pereira, a Toinha, que atende no Mercado do Bosque, elaborado com carne moída, cuscuz de milho, cheiro-verde e ovo frito; Moquequinha de Filhote com Pirão de Farinha de Cruzeiro do Sul, do chef Luciano Santiago, no Mercado do Bosque; o Pirarucu com Banana-Comprida e Creme de Castanha-do-Brasil e Limão, assinado pela chef Mara Alcamim; Risoto de Pato com Tucupi e Confit, o carro-chefe do restaurante Point do Pato, comandado pela chef Socorro Jorge e o Creme de Tapioca Com Doce de Abacaxi, da Chef Sibelle Khalil, encerrando o menu.