Conheça o Memorial Coluna Prestes, obra arquitetônica criada por Oscar Niemeyer em Palmas

O Memorial é uma das obras arquitetônicas projetadas por Oscar Niemeyer, para homenagear o movimento tenentista de 1922 e a marcha realizada pela Coluna Prestes, que passou pelo Tocantins.

O Memorial Coluna Prestes, em Palmas (TO), é um espaço que conta a história da capital tocantinense, mas também do Brasil. O Memorial possui uma área de 570.40 m² e é uma das obras arquitetônicas projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, para homenagear o movimento tenentista de 1922 e a marcha realizada pela Coluna Prestes, que passou pelo Tocantins, quando ainda era Norte de Goiás, entre os anos 20 e 30.

O acervo é composto por fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família de Prestes que rememoram a Marcha de 25 mil quilômetros feita pelo interior brasileiro.

Memorial Coluna Prestes e as estátuas do “Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana”. Foto: João Di Pietro/Arquivo Secom TO

Na entrada do prédio, inaugurado em 2001, está a escultura em bronze ‘Cavaleiro da Luz’, que representa Luiz Carlos Prestes. O auditório do Memorial também é cenário para diversas manifestações culturais. A obra tem uma rampa em forma de foice que rememora a doutrina política defendida por Prestes. 

Serviço

Endereço: Praça dos Girassóis
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Entrada franca
Telefone: (63) 3218-2419

*Com informações do Governo do Tocantins

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.

Leia também

Publicidade