Aplicativo criado no Tocantins busca simplificar transmissão de informações essenciais aos piscicultores

Aplicativo 'Discograma da Piscicultura - Peixe Redondo Tocantins', criado pelo governo do estado foi pensado para atender necessidades específicas do produtor.

Foto: Divulgação/Ruraltins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), desenvolveu o aplicativo do ‘Discograma da Piscicultura – Peixe Redondo Tocantins’ (Mais Peixe TO) com o objetivo de simplificar a transmissão de informações essenciais aos piscicultores, o que torna o gerenciamento da atividade pesqueira mais eficiente, assertivo e produtivo.

Entre as funcionalidades para orientar os piscicultores estão as questões de povoamento em relação ao tamanho do tanque; a quantidade de ração necessária para o cultivo; e a cronologia, desde o povoamento até a despesca que contempla a troca de ração em cada período. Além das informações, há também a função de compartilhar a recomendação técnica via WhatsApp no formato PDF.

O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, destacou que o aplicativo é um exemplo notável de como a tecnologia pode ser adaptada para atender às necessidades específicas, como a dos pequenos produtores de pescado, pela sua abordagem simples e eficaz.

Entre as vantagens do aplicativo, o presidente do Ruraltins, Flávio Terence, elencou as seguintes: “o aumento da produtividade, uma vez que o Discograma ajuda os piscicultores a tomar decisões; consequentemente a redução de erros, já que automação de cálculos complexos reduz a margem de erro, evita perdas financeiras e recursos; o desenvolvimento sustentável com a adoção de práticas de piscicultura sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a qualidade dos produtos; o acesso à informação, por democratizar seu acesso, beneficiando piscicultores de todas as origens; e ainda a questão da Economia de Tempo, os piscicultores podem economizar tempo valioso que antes era gasto em cálculos manuais e pesquisa”.

Desenvolvimento da tecnologia

O Discograma é uma solução tecnológica desenvolvida para atender necessidades específicas do produtor de piscicultura no Tocantins. A iniciativa é resultado de esforços colaborativos entre profissionais de diversas áreas, como o engenheiro de Pesca do Ruraltins, Andrey Costa; o profissional de tecnologia da Informação, Lucas Paixão Goes, que desempenhou papel fundamental no desenvolvimento do aplicativo, e do economista da Sics, Marcondes Martins, idealizador da proposta.

O engenheiro de Pesca do Ruraltins, Andrey Costa, explica que a característica mais marcante do Discograma é a sua simplicidade de uso. “Para o uso do aplicativo, você precisa da internet apenas uma vez para baixar o aplicativo, depois de instalado, o acesso é off-line, sem a necessidade de internet. Basta girar, não precisa entrar e nem digitar nada, não precisa fazer cálculo, ao girar o disco ele te dá as informações na mão de acordo com a produção de peixes redondo aqui do Tocantins”, esclareceu Andrey.

Futuro lançamento

Com a finalidade de tornar o aplicativo conhecido e, principalmente, acessível ao produtor, o Ruraltins, realizará a apresentação da ferramenta nas próximas edições da Feira da Colheita. Além do lançamento, ocorrerão também orientações sobre como deve ser utilizado.

“À medida que a tecnologia continua a avançar, podemos esperar ver mais iniciativas como essa que capacitam as comunidades rurais e promovem o desenvolvimento agrícola de forma inovadora e acessível”, concluiu o presidente do Ruraltins, Flávio Terence.

O aplicativo pode ser baixado em aparelhos que usam o sistema Android AQUI.

*Com informações do Governo do Tocantins

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: o que são os ecótonos?

No Brasil, os ecótonos desempenham um papel vital na conservação da biodiversidade e nos processos ecológicos em larga escala.

Leia também

Publicidade