Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Junho 2022

Saiba quais são os 10 maiores mitos e verdades sobre a energia solar

energia-solar

A energia solar é uma das fontes renováveis que mais tem crescido muito nos últimos anos, principalmente por ser uma alternativa sustentável e de baixo custo. No entanto, ainda existem algumas inverdades sobre o setor que acabam gerando dúvida nos consumidores. 

De acordo com o sócio fundador e diretor comercial da SolarVolt Energia, Gabriel Guimarães, existem muitas especulações a respeito do assunto. "Em casos de dúvida, a melhor opção é buscar respostas em fontes seguras, como veículos de notícias e empresas especializadas em energia solar, que tem propriedade para falar do assunto", afirma.

Saiba mais: Quiz: Você entende de energia limpa? Teste seus conhecimentos

O Portal Amazônia separou as dez principais dúvidas a respeito da energia solar: 

1. Placas solares não funcionam em dias frios ou nublados

Mito. Essa é uma das maiores inverdades espalhadas sobre a fonte. De fato, a eficiência energética de sistemas solares é reduzida em dias nublados, no entanto, isso não significa que as placas irão parar totalmente de produzir energia, haja vista que, embora o sol esteja encoberto, ainda há luminosidade.

2. Precisam de manutenções constantes 

Mito. A estrutura dos painéis solares é muito simples e não conta com partes móveis ou encaixes flexíveis que exijam uma manutenção com regularidade. Quanto à sujeira, a própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam garantir que estejam limpos. Caso isso não aconteça, a limpeza pode ser feita pelo próprio proprietário.

3. Projeto solar deixa a construção feia

Mito. Atualmente, a tecnologia dos painéis solares está muito evoluída, assim como as técnicas construtivas. Assim, basta o arquiteto estruturar um projeto que alcance um resultado esteticamente bonito e ao mesmo tempo funcional.

4. Podem durar mais de 25 anos 

Verdade. Após a instalação dos painéis fotovoltaicos, os equipamentos podem durar mais de 25 anos e provavelmente com 80% de seu desempenho.

5. O investimento em energia solar é muito alto e não compensa o retorno

Mito. O custo para a instalação de projetos solares caiu muito nos últimos anos. Além disso, o retorno do investimento leva, em média, cerca de cinco anos. 

6. O acesso a linhas de financiamento para instalação de projetos solares é muito difícil 

Mito. Hoje, o Brasil conta com diversas linhas de financiamento destinadas à implementação de sistemas solares, com baixas taxas de juros e com um longo prazo para pagamento do crédito. Basta procurar um banco de confiança e fazer uma avaliação

7. Energia solar deixa conta de luz mais barata 

Verdade. Em meio a maior crise hídrica enfrentada pelo país e ao aumento constante nas tarifas de energia, o sistema solar fotovoltaico pode trazer grandes economias na conta de luz, reduzindo as tarifas em até 95%. 

8. É preciso baterias para armazenar a energia solar

Mito. Nem sempre esse método de armazenamento por meio de baterias é necessário. No Brasil, a maioria dos consumidores que optam pela geração solar participam de um sistema de compensação que é interligado à rede elétrica convencional da concessionária, dessa forma, a energia gerada que não é consumida será injetada automaticamente na rede, gerando créditos para o cliente

9. É preciso solicitar autorização para instalar o sistema fotovoltaico? 

Verdade. Para fazer a ligação para o uso de energia solar em um imóvel é preciso solicitar a autorização junto à concessionária de energia da sua região para que profissionais capacitados façam essa avaliação.

10. A energia solar não é segura 

Mito. Os sistemas de energia solar são seguros e muito confiáveis, sendo projetados para suportar climas extremos, incluindo, chuva de granizo e até mesmo queda de galhos.

Fórum 'Amazônia que eu quero' - Energia Limpa 

Em sua segunda edição, o Fórum da plataforma 'Amazônia Que Eu Quero' abordou o tema Energias Limpas. O evento, que foi realizado dia 8 de fevereiro, é o segundo dos cinco fóruns previstos para 2022, uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM).

Energia limpa como alternativa sustentável para a região amazônica, os impactos causados pela geração de energia no meio ambiente e os investimentos em fontes renováveis foram alguns dos temas debatidos no encontro. Autoridades regionais e nacionais abordaram assuntos e soluções concretas para o aprimoramento do setor na Amazônia.

O programa foi transmitido para os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará, por meio do canal da Fundação Rede Amazônica no Youtube e simultaneamente pelo canal Amazon Sat em TV aberta. Assista:

Veja mais notícias sobre SustentabilidadeAmazônia que eu quero.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/