Manaus 30º • Nublado
Domingo, 27 Novembro 2022

Quiz: Você entende de energia limpa? Teste seus conhecimentos

quiz-cap_20220203-180944_1

No mundo moderno, a energia elétrica possui papel fundamental para que as pessoas realizem diversas atividades do dia a dia. Armazenar alimentos, enviar um e-mail, ouvir música, assistir à um programa de TV, ligar para a emergência, tudo isso depende do uso de energia. O uso foi intensificado após a Revolução Industrial e mais recentemente, com a popularização da internet.

Por isso, ao longo da evolução das sociedades, várias tecnologias foram e ainda continuam sendo desenvolvidas com o objetivo de utilizar diferentes fontes de energia. No Brasil, a fonte de energia mais utilizada é a que vem de usinas hidrelétricas, correspondente a mais de 64% da matriz energética nacional.

A energia elétrica, que vem das hidrelétricas, é conhecida como energia renovável, por ser obtida a partir de fontes naturais capazes de serem renovadas. Porém, tem ganhado destaque em debates sobre ambiente e sustentabilidade, a utilização de energias limpas, as que não poluem ou poluem menos que as demais, além de não liberar gases poluentes geradores do efeito estufa.

A Amazônia pode ser considerada uma das maiores fontes de energias limpas, devido sua vasta biodiversidade e potencial energético.  Do ponto de vista socioambiental e econômico, recursos como a biomassa, energia solar e gás natural são alternativas melhores devido à questões como a logística e impactos no meio ambiente. 

Em relação à biomassa, matérias orgânicas como a mandioca, couro de peixe, ouriços de castanha, caroço de açaí e tucumã podem ser utilizados na obtenção de energia.

Mas e aí? Você conhece tudo sobre energia limpa? O Portal Amazônia preparou um quiz para você:

Amazônia que eu quero

Na primeira semana de fevereiro, a plataforma 'Amazônia Que Eu Quero' realiza o seu segundo fórum, com a temática 'Energias Limpas'. O evento faz parte de uma série de cinco fóruns previstos em 2022 da série 'Caminhos da Democracia'.

O evento ocorre dia 8 de fevereiro de 2022 a partir das 20h30 (horário Brasília), com transmissão simultânea no canal da Fundação Rede Amazônica no Youtube e no canal de TV AmazonSat.

Veja também:

 

Comentários: 1

Luiz Gustavo Mendes Barros em Segunda, 25 Abril 2022 19:33

Gostaria de Parabéns pelas pelas informações acima. Sou professor de Ciências da Rede Pública no Pará na Cidade de Igarapé-Açu.... Fazendo uma pesquisa sobre as Energias.... obtive muitas informações aqui .... irei apresentar as alunos....

Gostaria de Parabéns pelas pelas informações acima. Sou professor de Ciências da Rede Pública no Pará na Cidade de Igarapé-Açu.... Fazendo uma pesquisa sobre as Energias.... obtive muitas informações aqui .... irei apresentar as alunos....
Visitante
Domingo, 27 Novembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/