Atleta de wakeboard realiza manobra inédita com prancha sobre o rio em Afuá

Pedro Caldas visitou a Veneza brasileira e realizou uma manobra que consiste em duas cambalhotas para frente na categoria winch. 

O wakeboarder natural de Goiânia (GO), Pedro Caldas, já vinha conquistando o cenário esportivo e se consagrando um dos melhores atletas do mundo, mas agora conquistou um outro nível, desbravando a Amazônia. Mais precisamente a cidade de Afuá, no Pará, considerada a Veneza brasileira porque foi construída sobre madeiras devido às cheias do rio Amazonas. 

Com cerca de 40 mil habitantes, a cidade também faz jus ao apelido pois nenhum veículo motorizado circula desde o decreto de 2002, abrindo espaço para utilização apenas de bicicletas ou caminhadas à pé. Para chegar no município, os visitantes precisam ir de barco ou lanchas.

E além de suas características únicas, agora Afuá se tornou palco para uma manobra esportiva inédita: o ‘Double Front Roll‘ no winch, que consiste em duas cambalhotas para frente. A iniciativa foi toda documentada em ‘Pedro Caldas: De Férias com o Wake’, uma produção da Red Bull.

“Difícil colocar em palavras. É um pouco de tudo. Tive medo de estar na água, sem conhecer direito. Estava animado para fazer acontecer, porque eu sei que é difícil alguém estar lá. Fiquei orgulhoso da beleza do meu País, da minha terra. Foi ótimo estar no local e trazer meu esporte para aquelas pessoas. Senti que estava fazendo algo certo, de ver a cidade parando para assistir aquele espetáculo”, afirmou o wakeboarder.
Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

A manobra que consagrou mais um feito inédito na carreira do atleta e na história do esporte, foi realizada próximo à Muralha, uma árvore de cerca de 60 metros, que serve como ponto-turístico da região. Para conseguir realizar o ‘Double Front Roll‘, uma rampa sobre as águas foi utilizada. Isso porque a manobra já havia sido realizado na modalidade Cable Park, mas nunca na winchNa categoria winch se utiliza um guincho, coordenado por um motor, para puxar o atleta.

“No winch, tudo varia, desde a direção do cabo, se tem ou não correnteza, se a rampa está bem amarrada. No cable park, a manobra em si já foi feita, mas no estilo winch, nunca. É como se fosse comparar com o skate: seria uma manobra inédita na rua, mas já tendo sido feita na pista de skate”, explicou o atleta.

Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

Pedro Caldas tem 22 anos e é o primeiro brasileiro a ter conquistado o título mundial júnior de Cable Wakeboard. Venceu o Red Bull Cope’n’waken aos 17 anos e até dropou o maior toboágua do mundo na categoria tornado, com mais de 25m de altura e localizado no Ceará.

Confira um resumo de como foi a aventura:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Mais de mil indígenas se reúnem há quase 20 dias em manifestação contra Marco Temporal na BR-174

Manifestações ocorrem na Terra Indígena São Marcos, em Pacaraima. Com cartazes e bloqueios na rodovia, os indígenas pedem que o projeto não seja aprovado.

Leia também

Publicidade