Atleta de wakeboard realiza manobra inédita com prancha sobre o rio em Afuá

Pedro Caldas visitou a Veneza brasileira e realizou uma manobra que consiste em duas cambalhotas para frente na categoria winch. 

O wakeboarder natural de Goiânia (GO), Pedro Caldas, já vinha conquistando o cenário esportivo e se consagrando um dos melhores atletas do mundo, mas agora conquistou um outro nível, desbravando a Amazônia. Mais precisamente a cidade de Afuá, no Pará, considerada a Veneza brasileira porque foi construída sobre madeiras devido às cheias do rio Amazonas. 

Com cerca de 40 mil habitantes, a cidade também faz jus ao apelido pois nenhum veículo motorizado circula desde o decreto de 2002, abrindo espaço para utilização apenas de bicicletas ou caminhadas à pé. Para chegar no município, os visitantes precisam ir de barco ou lanchas.

E além de suas características únicas, agora Afuá se tornou palco para uma manobra esportiva inédita: o ‘Double Front Roll‘ no winch, que consiste em duas cambalhotas para frente. A iniciativa foi toda documentada em ‘Pedro Caldas: De Férias com o Wake’, uma produção da Red Bull.

“Difícil colocar em palavras. É um pouco de tudo. Tive medo de estar na água, sem conhecer direito. Estava animado para fazer acontecer, porque eu sei que é difícil alguém estar lá. Fiquei orgulhoso da beleza do meu País, da minha terra. Foi ótimo estar no local e trazer meu esporte para aquelas pessoas. Senti que estava fazendo algo certo, de ver a cidade parando para assistir aquele espetáculo”, afirmou o wakeboarder.
Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

A manobra que consagrou mais um feito inédito na carreira do atleta e na história do esporte, foi realizada próximo à Muralha, uma árvore de cerca de 60 metros, que serve como ponto-turístico da região. Para conseguir realizar o ‘Double Front Roll‘, uma rampa sobre as águas foi utilizada. Isso porque a manobra já havia sido realizado na modalidade Cable Park, mas nunca na winchNa categoria winch se utiliza um guincho, coordenado por um motor, para puxar o atleta.

“No winch, tudo varia, desde a direção do cabo, se tem ou não correnteza, se a rampa está bem amarrada. No cable park, a manobra em si já foi feita, mas no estilo winch, nunca. É como se fosse comparar com o skate: seria uma manobra inédita na rua, mas já tendo sido feita na pista de skate”, explicou o atleta.

Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

Pedro Caldas tem 22 anos e é o primeiro brasileiro a ter conquistado o título mundial júnior de Cable Wakeboard. Venceu o Red Bull Cope’n’waken aos 17 anos e até dropou o maior toboágua do mundo na categoria tornado, com mais de 25m de altura e localizado no Ceará.

Confira um resumo de como foi a aventura:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade