Total de casos de Covid-19 no Amazonas chega a 140, diz governo

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa online pela Fundação em Vigilância de Saúde (FVS)

O novo boletim epidemiológico divulgado pela governo na tarde deste domingo (29) mostra que o Amazonas tem 140 casos confirmados do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) identificou 29 casos novos da doença.

O interior do Amazonas teve mais confirmações de casos. Além dos dois registrados em Parintins, um foi confirmado em Santo Antônio do Içá, outro em Boca do Acre e dois em Manacapuru. As novas cidades que confirmaram casos do Covid-19 foram Itacoatiara (2)  e Anori (1).

Dos 140 casos confirmados, 21 estão internados: 5 no Hospital Delphina Aziz – que se tornou a unidade de referência da Covid-19 no estado – e 16 em hospitais privados em Manaus. Dentre eles, 10 estão em estado grave.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, o Amazonas se encontra em estado de transmissão comunitária. “Todos estamos passíveis de pegar e transmitir o novo coronavírus, e nessa fase, ainda temos condições de leitos de UTI para os casos mais graves”, disse.

Tobias ainda destacou que a ideia dos órgãos de saúde é que o Delphina Aziz seja uma porte fechada, ou seja, somente os casos confirmados ou considerados graves vão ser removidos para o hospital. “Estamos transformando toda a estrutura do Delphina Aziz para casos que precisem de cuidados intensivos”, explicou o secretário de saúde. 

Hospital Delphina Aziz. Foto: Divulgação


Primeiro óbito

O Amazonas teve o primeiro registro de morte por coronavírus confirmado na última terça-feira (24), pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). De acordo com o órgão, a vítima é um dos pacientes com a Covid-19 no município de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus) e tinha 49 anos.

O paciente era portador de hipertensão arterial sistêmica. No último domingo, segundo a Susam, o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas foi prontamente socorrido e estabilizado, sendo acompanhado pela equipe médica na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Delphina.

Saiba como se proteger do Covid-19: 

Auxílio

Já na manhã desta sexta-feira,o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou algumas medidas para o amparo econômico do Estado, entre elas, um projeto onde serão concedidas bolsas, durante 3 meses, de R$ 200 para 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade no Amazonas.

O governo ressalta que está sendo feito um estudo para mapear as famílias que receberão o auxílio e de quê forma elas o receberão. A medida tem o objetivo de reduzir os impactos econômicos e financeiros para as famílias em situação de vulnerabilidade que estão atendendo ao isolamento social, decretado pelo governo para todo o Estado, em função da não proliferação do covid-19.

O projeto para a concessão do auxílio precisa ser aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Porto de Manaus: a construção que transformou o Amazonas

Localizado às margens do Rio Negro, o Porto de Manaus está ligado à evolução econômica, social e urbanística da capital.

Leia também

Publicidade