Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Portal Amazônia responde: o que é a Tábua de Maré?

Foto: Arquivo/Portal Amazônia

De tempos em tempos, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belém (Comdec), no Pará, divulga as tábuas de maré na cidade. Geralmente, o alerta tem como objetivo informar a população, caso coincida a chuva com o nível alto dos rios, que banham a capital e os distritos.

E quem criou as tábuas de maré? O que elas são? 

Trata-se de um calendário disponibilizado pela Marinha Brasileira. Esse calendário mostra os horários e os níveis da maré de cada região do país. Desta forma, as autoridades de cada Estado podem se preparar para enfrentar as mais diversas adversidades. 

O que é a maré? 

Já a maré é o período em que o mar atinge seu movimento mais alto em relação à terra. Este fenômeno é conhecido como 'maré alta'. Já quando a água atinge o nível mais baixo é chamado de 'maré baixa'.

Através do site 'Tábua de Marés', a Marinha do Brasil divulga todos os dados necessários. O Pará e Amapá entram na lista representando a Região Norte. 

Foto: Arquivo/Portal Amazônia

Como é feita a medição?

A Marinha explica que as predições das marés se calculam partindo de uma série temporal de dados obtida pelos mareógrafos nos anos anteriores. Esta série de dados se ajusta pelo método de mínimos quadrados utilizando o algoritmo de Foreman.

Quanto maior for a série de dados obtida maior será a precisão da predição, pois a equipe de medição contará com um número maior de constantes harmônicas. Contudo a instalação e recolha de dados com mareógrafos são processos complexos, e dado que normalmente existem poucas variações de marés para localizações relativamente próximas. É possível prever a maré dos portos secundários (aqueles para os que não se tem constantes harmônicas) corrigindo algumas horas e alturas dos portos de referência (para os que sim consigam os dados do nível do mar). 

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteAmapáPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/