Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Acre está entre Estados com áreas protegidas mais desmatadas

O Acre voltou a ser destaque negativo no levantamento mensal sobre o desmatamento na Amazônia Legal do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com dados obtidos via Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD). Segundo o boletim, divulgado na sexta-feira (17), o Estado, mesmo tendo uma das menores áreas territoriais entre os nove estados da região, está entre os que têm áreas protegidas mais desmatadas.

Em outubro, três unidades de conservação do Acre ficaram entre as 10 mais devastadas da Amazônia. A líder Resex Chico Mendes, que perdeu o equivalente a cerca de 200 campos de futebol de mata nativa; e as florestas estaduais do Antimary e do Rio Gregório, cada uma com uma perda estimada em 100 campos de futebol de vegetação primária.

Responsável por 8% do desmatamento da Amazônia Legal, entre janeiro e outubro deste ano, o Acre destruiu 320 quilômetros quadrados de floresta. Apesar de alto, o número representa uma redução de 61% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram desmatados 813 km².

Foto: Arquivo/PF-AC

Conforme o boletim, apenas em outubro, foram derrubados 22 km², o que representa 58% a menos do que no mesmo mês de 2022.

Além do desmatamento, quando há a remoção completa da vegetação nativa, o Imazon também monitora a degradação florestal causada pelas queimadas ou pela extração madeireira, que causam danos parciais nas áreas afetadas. Em outubro, foram detectados 8 km² de florestas degradadas no Acre, um recuo de 78% em relação ao mesmo período no ano passado.

Considerando os dados de desmatamento ilegal, queimadas, incêndios florestais e degradação florestal nos últimos anos, o governo do Acre declarou situação de emergência ambiental em dez cidades do estado. O decreto assinado por Gladson Cameli foi publicado no dia 5 de julho no Diário Oficial do Estado (DOE).

Amazônia Legal 

O ritmo de desmatamento segue em queda na Amazônia, com outubro sendo o sétimo mês consecutivo de redução na devastação. Com isso, a destruição acumulada de janeiro a outubro fechou em 3.806 km², o que representa uma queda de 61% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa foi a menor área desmatada desde 2018.

Porém, esse acumulado de 2023 ainda é o sexto maior em 16 anos, desde 2008, quando o instituto de pesquisa implantou seu monitoramento por satélites. E equivale à destruição de três vezes a cidade do Rio de Janeiro ou 1,2 mil campos de futebol por dia.

Apenas em outubro, foram derrubados 290 km², 54% a menos do que no mesmo mês de 2022. Esse foi o menor desmatamento no mês desde 2019, mas ainda o sexto maior da série histórica, iniciada em 2008.

*Por Iryá Rodrigues, do g1 Acre

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteAcre.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/