Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Em Boa Vista merenda de qualidade nas escolas municipais contribui para um melhor aprendizado dos alunos

Uma alimentação de qualidade é sinônimo de um bom desenvolvimento na aprendizagem. Esse é o compromisso que a Prefeitura de Boa Vista tem com os mais de 43 mil alunos que hoje estão matriculados na Rede Municipal de Ensino.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) Letícia Bueno, destaca que o cardápio das escolas é elaborado pela equipe técnica, sendo composta por quatro nutricionistas, com base na legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que leva em consideração o valor nutricional, a faixa etária, a modalidade, além das questões culturais.

"Temos um cardápio especial para cada categoria: a educação indígena, as creches, a modalidade EJA, o Ensino Fundamental e a Pré-Escola. Isso tudo é levado em consideração na elaboração do cardápio", destacou Letícia. 

"O que tiver no prato eu como, porque sei que a merenda é de qualidade", Cleyvison Cavalcante, aluno da Escola Municipal Maria Teresa Maciel. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

Ela explica ainda que o cardápio é bem variado. A composição básica é: o carboidrato que é o arroz ou macarrão, a leguminosa que é o feijão, além da proteína com variedades de: ovo, carne bovina, frango e peixe, sem contar a salada e frutas que costuma ser uma sobremesa.

"O desenvolvimento da criança tanto cognitivo quanto físico, depende da alimentação e muitas vezes, a principal alimentação da criança acontece dentro da escola. E isso, pra Rede Municipal de Ensino é muito importante, pra gente como profissional saber que estamos fornecendo uma alimentação completa, para essa criança que as vezes na casa dela não tem isso. É muito gratificante contribuir para nutrição dessa criança", ressaltou.

"Eu dou nota 10 para a merenda da escola", Isabele Vasques, aluna do 5º ano da Escola Municipal Maria Teresa Maciel. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

Os alunos provam e aprovam a merenda!

A estudante Isabele da Silva Vasques, que tem 9 anos e está no 5º ano da Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo, disse que gosta e aprova a merenda da escola. "Eu gosto muito quando tem salada e coisas saudáveis, porque gosto de vegetais e minha mãe disse que tenho que ficar forte. Eu dou nota 10 para comida da escola, porque é muito boa", disse Isabele.

O aluno Cleyvison Cavalcante, tem 10 anos e também elogia a alimentação que recebe na escola. "A salada é muito gostosa. Faz parte da comida aqui na escola e dá mais gosto. O que tiver no prato, eu como", afirmou o estudante.

A agricultura familiar do município é fortalecida com o fornecimento de hortifrútis para merenda escolar. Foto: Divulgação/PMBV

Medidas 

Cada escola de Boa Vista possui um cardápio para cada dia da semana. Devido a pandemia, o intervalo dos alunos foram divididos em horários diferenciados, pra poder receber as crianças de forma organizada, com o distanciamento e protegidos.

"Na hora do lanche, temos bastante cuidado e dividimos as turmas em três recreios pra diminuir o fluxo de alunos no pátio da escola. E nesse sentido, temos tomado as precauções contra a covid-19", explicou o vice-gestor da Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira Melo, Antônio Carlos Rodrigues.

Agricultura familiar

Para incentivar esse setor, a Prefeitura de Boa Vista tem parceria com quatro cooperativas, que ofertam os hortifrútis que são utilizados na merenda das escolas municipais. Dentre as frutas e verduras estão: abacaxi, mamão, melancia, alface, tomate, cebola, batata-doce, dentre outros. Assim é possível oferecer uma merenda de qualidade e ainda fortalecer a produção dos pequenos agricultores de Boa Vista.  

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/