Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Com apoio da prefeitura de Boa Vista, comunidades indígenas garantem eficiência na colheita do milho

A agricultura familiar nas comunidades indígenas atendidas pelo município segue se fortalecendo com o apoio da Prefeitura de Boa Vista. As comunidades da Serra da Moça, Serra do Truaru e Morcego receberam uma ajuda extra em suas colheitas neste início do ano, com a chega de equipamentos agrícolas.

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), a prefeitura atendeu as solicitações das comunidades para a colheita de milho, totalizando 30 hectares de lavoura.

Uma nova colheitadeira foi entregue e o processo ganhou mais agilidade, pois anteriormente tudo era feito de forma manual. Atualmente, 54 maquinários estão à disposição dos produtores, garantindo mais qualidade de vida para as famílias e um retorno rápido para comercialização.

Prefeitura auxiliou na colheita de 30 hectares de lavoura de milho na área indígena. Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

O tuxaua da Comunidade do Morcego, José Raposo, afirmou que sem a ajuda da gestão municipal ele e outros agricultores da região não teriam como executar a colheita, pela falta de mão de obra e pelo tempo que levaria para conseguir cobrir toda a extensão plantada.

"Sem a ajuda da prefeitura, levaríamos mais de um mês para colher. Não teríamos condições. E com ajuda da colheitadeira, hoje podemos colher todo nosso milho. Estou muito agradecido com o atendimento da prefeitura em relação a nossa demanda. Vamos comercializar aqui mesmo na nossa região", disse.

"Sem o apoio da prefeitura não teríamos condições de fazer a colheita", José Raposo, tuxaua da Comunidade do Morcego. Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

Investimentos

A prefeitura investiu cerca de R$ 4 milhões nas áreas indígenas, fomentando a produção nas 17 comunidades atendidas pelo município. Em 2021, foram plantados 52 hectares de lavouras em áreas individuais e coletivas.

Em 2022, a previsão é de ampliar essa área. O milho, por exemplo, entra como um fator importante para a melhoria da qualidade alimentar da comunidade e também para agregação de fonte de renda.

O planejamento é dobrar a área de produção de milho nas comunidades neste ano. Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

"A Prefeitura de Boa Vista apoia a produção de milho nas comunidades como cultura de inverno. Este ano, o planejamento é dobrar a área de produção nas comunidades. Com todo o apoio do município, vamos executar 100 hectares de lavouras, desde a preparação do solo, plantio, adubação de cobertura, colheita, além da logística. A previsão para investimentos é de cerca de R$ 1 milhão e 100 mil reais, somente em insumos para 2022", disse o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto.

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/