Por que Belém? Entenda como a capital paraense se tornou sede da COP30

Candidatura de Belém para se tornar sede da COP30 começou em 2022, com uma reflexão sobre o papel da Amazônia discutido nas conferências.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Belém (PA) recebe a 30ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP30) entre os dias 10 e 21 de novembro este ano. Muito tem se falado sobre a estrutura, quais são as discussões em foco, objetivos, etc, mas você lembra por que Belém foi escolhida como sede desta edição do maior evento que debate as questões climáticas?

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A “campanha” que tornaria a capital paraense sede da COP30 começou em 2022, ainda na COP27, realizada em em novembro daquele ano em Sharm El Sheikh, no Egito. 

À época, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pedido à ONU: uma vez que a Amazônia era um dos focos de discussão sobre preservação para um futuro melhor, o presidente brasileiro alegou que os que defendem a pauta climática deveriam a conhecer de perto, instigando a reflexão das lideranças globais.

“Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem”, afirmou o presidente.

Belém, sede da COP30

Com o primeiro passo dado, em janeiro de 2023, o governo, por meio do Itamaraty, formalizou o pedido à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), tornando Belém oficialmente candidata a receber uma edição da COP.

Belém é candidata a sediar COP30, em 2025.
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mas para que Belém se tornasse, oficialmente, a primeira cidade na Amazônia a sediar a Conferência, os países latino-americanos precisavam apoiar unanimemente a candidatura da cidade brasileira, uma exigência da ONU para oficializar a indicação. Feito que foi alcançado.

E, ainda em 2023, no mês de maio, veio a primeira carta de aceitação, assinada pela ONU:

Foto: Reprodução/Agência Pará

A confirmação oficial foi feita durante a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, também em 2023, tornando Belém a cidade amazônica pioneira da região como anfitriã de uma edição da Conferência.

🌱💻 Saiba mais sobre a COP30 aqui

COP30

A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.

De acordo com o governo brasileiro, “a COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20”.

Os principais temas em discussão nesta edição incluem:

  • Redução de emissões de gases de efeito estufa;
  • Adaptação às mudanças climáticas;
  • Financiamento climático para países em desenvolvimento;
  • Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono;
  • Preservação de florestas e biodiversidade;
  • Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

Transformação

Após a aprovação e confirmação, Belém precisou ser transformada para receber, de fato, a Conferências. Além da ter apenas metade dos 50 mil leitos necessários para receber os visitantes, outros problemas precisaram de atenção. Assim, a cidade foi sendo adaptada para se tornar anfitriã.

Entre as dificuldades de hospedagem, o choque cultural e divergências, Belém cumpre seu papel de cidade sede até o dia 21 de novembro, quando se espera ter novas metas globais para a Amazônia construídas com a ajuda dos povos originários e comunidades locais.

O que é a COP?

COP é uma conferência global, realizada desde 1995, com representantes de centenas de países que ocorre todos os anos e que tem como principal objetivo conter as consequências da crise climática causada pela humanidade.

Na cúpula, entre outros temas, os países participantes revisam seus compromissos de manter o aquecimento global bem abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais, buscam esforços globais para limitá-lo a 1,5°C e discutem como ajudar nações vulneráveis às mudanças climáticas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade