Pesquisa do Serviço Geológico do Brasil amplia conhecimento sobre Cráton Amazônico

Pela primeira vez, esses cinturões de rochas pré-cambrianas foram descritos em um artigo internacional. O estudo busca ampliar o conhecimento sobre o Cráton Amazônico.

O Monte Roraima está situado no Escudo cristalino da Guiana. Foto: Reprodução/Embratur

Cinturões de rochas antigas, com idades entre 2,03 bilhões e 1,92 bilhão de anos, se estendem por centenas de quilômetros, abrangendo áreas do Suriname, da Guiana, do Brasil e da Venezuela, na parte norte do Cráton Amazônico, que ocupa a porção nordeste da América do Sul. Esses cinturões foram o tema do artigo elaborado pela pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB) Lêda Maria Fraga e colaboradores, publicado na revista científica Precambrian Research.

Pela primeira vez, esses cinturões de rochas pré-cambrianas foram descritos em um artigo internacional. O estudo busca ampliar o conhecimento sobre o Cráton Amazônico, permitindo o desenvolvimento de modelos de evolução tectônica e metalogenética mais aprimorados.

Foram obtidas informações fundamentais para se entender os processos de formação e transformação dessa área do planeta, incluindo a realização de 27 análises geocronológicas, que permitiram determinar as idades das rochas que compõem os cinturões.

Foto: Divulgação/SGB

Curiosidade

Entre as curiosidades reveladas pelo estudo, destaca-se a existência de um mar na região nordeste da América do Sul, há cerca de 2 bilhões de anos. Além disso, entre 1,98 bilhão e 1,96 bilhão de anos atrás, essa área foi cenário de intensas atividades vulcânicas explosivas, eventos que marcaram profundamente sua formação.

O estudo contribui também para o conhecimento global sobre as transformações da Terra, reforçando a importância da colaboração científica na compreensão do passado geológico da América do Sul.

Acesse aqui o artigo completo.

*Com informações do SGB

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Fundação Rede Amazônica apoia série documental sobre a Amazônia em parceria com a Intro Pictures

A Fundação Rede Amazônica firmou uma parceria com a produtora audiovisual Intro Pictures para a exibição de uma série...

Leia também

Publicidade