Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil indica que todas as bacias estão em processo de vazante

Dados do 31º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas mostram que todos os rios da região apresentam comportamento de vazante.

Foto: Divulgação

O nível do rio Negro em Manaus (AM) atingiu 28,32 m na terça-feira (5), indica o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Dados do 31º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas mostram que todos os rios da região apresentam comportamento de vazante, com redução gradual dos níveis d’água nas principais estações.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

O Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas é divulgado às terças-feiras na plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico.

rios em vazante em manaus
Dados do 31º Boletim do SGB indicam que todas as bacias estão em processo de vazante. Foto: Reprodução/Acervo Rede Amazônica AM

Na bacia do rio Negro, o processo de recessão é evidente. Em São Gabriel da Cachoeira (AM), a descida média diária é de 6 cm. Já em Tapuruquara (AM) e Barcelos (AM), os declínios são de 5 cm e 2 cm, respectivamente. Em Manaus (AM), o rio está em queda de 3 cm por dia, mas ainda mantém níveis elevados para esta época do ano. As descidas ocorrem dentro do esperado para o período.

O rio Solimões também apresenta tendência de baixa, com quedas médias de 17 cm em Tabatinga (AM), 12 cm em Fonte Boa (AM) e 5 cm em Itapéua (AM). Em Manacapuru (AM), a descida está na ordem de 3 cm por dia, com níveis considerados altos para o período.

Na bacia do rio Branco, o rio registra níveis dentro da normalidade. Em Boa Vista (RR), o nível atual é de 3,93 m, com declínio médio diário de 44 cm. Em Caracaraí (RR), a queda é ainda maior, chegando a 47,5 cm por dia.

O boletim indica que o rio Amazonas também segue em recessão. As estações de Careiro da Várzea (AM), Itacoatiara (AM), Parintins (AM) e Óbidos (PA) registram quedas médias de 3 cm por dia.

Leia também: Rios no Amazonas iniciam processo de vazante e agricultores retomam cultivos para recuperar prejuízos

Níveis próximos às mínimas

O pesquisador Andre Martinelli, gerente de hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manaus (SUREG-MA), explica que em algumas estações já são observados níveis próximos às mínimas: “Em estações do alto Juruá e Purus e seus afluentes, vemos níveis muito baixos, próximos das mínimas registradas. Na bacia do Madeira, essa semana já apresentou uma resposta mais intensa na descida, níveis próximos do limite inferior da faixa de normalidade”.

Dados do 31º Boletim do SGB indicam que todas as bacias estão em processo de vazante. Foto: Divulgação

Em Porto Velho (RO), o nível atual do rio Madeira é de 4,63 m, com declínio médio de 20 cm ao dia. Em Humaitá (AM), a queda é de 19 cm diários.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) atua em diversas frentes para apoiar estratégias de prevenção de desastres em todo o país. Além da operação dos Sistemas de Alerta Hidrológico, o SGB realiza o mapeamento de áreas de risco, contribuindo para a gestão territorial e a segurança da população. A instituição também oferece o aplicativo Prevenção SGB, que disponibiliza ao cidadão informações sobre áreas com risco de deslizamentos, inundações e outros eventos geohidrológicos.

Outra ação estratégica é a manutenção do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), que reúne dados sobre poços em todo o território nacional e apoia decisões relacionadas ao abastecimento hídrico em períodos de escassez.

Leia também: Saiba quais foram as maiores vazantes do Rio Acre em Rio Branco

Monitoramento

Dados do 31º Boletim do SGB indicam que todas as bacias estão em processo de vazante. Foto: Divulgação

O monitoramento dos rios é feito a partir de estações, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações e gera informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE e são atualizadas diariamente.

*Com informações do Serviço Geológico do Brasil

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade